Edição 519 | 09 Abril 2018

Deus e o Diabo na política: compaixão e vocação profética

O número 129 do Cadernos de Teologia Pública traz o artigo da teóloga Ivone Gebara, intitulado Deus e o Diabo na política: compaixão e vocação profética. O texto se inspira no uso das figuras de Deus e do Diabo na atual conjuntura política do Brasil e do mundo. Abre a reflexão para uma fenomenologia filosófica a partir da qual se pode apreender esses fenômenos como presentes na produção de sentido que é própria da maioria das culturas. Deus e o Diabo misturados em nós, como expressão de nossos medos e de nossa própria busca de sentido. A compaixão e o profetismo inscrevem-se nessa mesma linha de um querer o bem e evitar o mal, convidando-nos a ir além dos conceitos preestabelecidos e a buscar os sentidos no caminho cotidiano.

Ivone Gebara é doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo; Doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Louvain – Bélgica. Membro da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora. Professora aposentada de Filosofia e Teologia do Instituto de Teologia do Recife. Atualmente é membro do conselho consultivo de “Católicas pelo direito a decidir” e professora do CESEP. Professora convidada da Union Theologycal Seminary de Nova York e outras universidades. Assessora de diferentes grupos no Brasil e em outros países.

Acesse a versão completa do artigo.

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590–8213.