Edição 518 | 27 Março 2018

O que resta da ditadura?

Capa Cadernos IHU ideias

A edição de número 267 dos Cadernos IHU Ideias traz o artigo de Giuseppe Tosi, intitulado O que resta da ditadura? Estado democrático de direito e exceção no Brasil. O autor revisita o período de regime militar no Brasil e tenta analisar os resquícios desses anos na atualidade. “É difícil, neste momento histórico que o Brasil e o mundo estão vivendo, de aceleração dos acontecimentos de forma tão rápida, arrasadora e brutal, dizer algo que não seja só um grito de indignação e de lamentação”, adverte. Para ele, o objetivo central de análise é a democracia, no seu estágio atual no país. “Há um debate e um conflito interpretativo sobre a “qualidade” da democracia brasileira (e da democracia em geral). Segundo alguns analistas, as falhas e limitações do processo de transição da ditadura para a democracia são tão graves que o Brasil não pode ser considerado um Estado democrático de direito, mas um Estado de exceção permanente; outros, apesar de compartilhar com os primeiros várias preocupações, não concordam com esta tese”, analisa.

Giuseppe Tosi é doutor em Filosofia na Universidade de Pádua, Itália (1996-1999). Formou-se em Filosofia na Universidade Católica de Milão (1976). Realizou, ainda, estágio pós-doutoral no Departamento de Teoria e História do Direito da Universidade de Firenze, Itália (2005-2006) e na Universidade de Camerino (2011/12). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.