Edição 518 | 27 Março 2018

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Confira algumas entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Discutir a função das terras públicas é fundamental para superar as desigualdades sociais
“Existe uma tendência histórica no Brasil relacionada à desigualdade de terras e à concentração ou por omissão ou por pró-atividade, fomentada pelo Estado por meio de políticas públicas”,

Gustavo Ferroni é graduado em Relações Internacionais e atualmente é assessor de Políticas e Incidência da Oxfam Brasil.


Marielle e os dois pilares do poder e do capitalismo: o patriarcado e o aparato do Estado penal racista
O assassinato da vereadora do PSOL Marielle Franco assinala a consolidação em um novo patamar da estrutura do crime organizado no Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

José Cláudio Alves é doutor em Sociologia pela USP e leciona na UFRRJ. Alana Moraes é mestra em Sociologia e Antropologia pela UFRJ. É feminista e integrante do coletivo Urucum pesquisa-luta.

"Quem matou Marielle?"
Para entender quais são as causas envolvidas no assassinato da vereadora carioca do PSOL Marielle Franco e seu significado político, a IHU On-Line entrevistou três especialistas que residem no Rio e têm refletido sobre a violência e a situação política na cidade e no Estado.

Bruno Cava é graduado em Engenharia (ITA) e Direito (UERJ), mestre em Direito (UERJ). Marcelo Castañeda é doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRJ. Giuseppe Cocco é doutor em História Social pela Université de Paris I.

O cibernético e o humano no trabalho. Correr na frente do computador é complicado, mas é preciso aprender a correr com ele
“É o lado humano que precisa ser trabalhado. Temos que evoluir no trabalho em equipe, reconhecer e entender o outro, motivar pessoas, trabalhar com pessoas. O computador não consegue fazer nada disso. Essa é uma fronteira importante”.

Cesar Alexandre de Souza é graduado em Engenharia de Produção, mestre e doutor em Administração pela USP, onde atualmente leciona.


Novos conflitos no Pará: a disputa entre os Xikrin e a Vale no empreendimento Onça Puma
“Não tenho perspectiva de que as complexas realidades decorrentes da obra [construção da hidrelétrica de Belo Monte] deixem de ocupar a pauta do MPF pelas próximas décadas.”

Ubiratan Cazetta é graduado em Direito pela USP e mestre em Direitos Humanos pela UFPA. É procurador da República em Belém

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição