Edição 516 | 04 Dezembro 2017

Linha do tempo

Morre Frei Henri, diante de uma árvore

"Recebi hoje, no aeroporto de Joanesburgo, na África do Sul, a triste notícia da morte de Frei Henri des Roziers, frade dominicano que trabalhou mais de 40 anos no combate ao trabalho escravo, na luta pela reforma agrária e pelos direitos humanos no Brasil”, afirma José Graziano da Silva.

O depoimento é de Jelson Oliveira, professor de Filosofia na Pontifícia Universidade do Paraná – PUCPR, publicado em Notícias do Dia do IHU, em 27-11-2017.

**********
''Precisamos de um Silicon Valley da Igreja. Deveríamos ser os Steve Jobs da fé''

“Há um fronte que gostaria de me ver à frente de um movimento contra o papa, mas eu nunca farei isso.” São as palavras do cardeal e teólogo alemão Gerhard Ludwig Müller, prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé. Porém, as autoridades da Igreja – acrescenta – devem ouvir, caso contrário, podem aumentar o risco de um cisma.

A reportagem é de Massimo Franco, jornalista do Corriere della Sera, publicada em Notícias do Dia do IHU, em 27-11-2017.

**********
Vicente Cañas. Manter um processo vivo por trinta anos é uma vitória no país da impunidade

“O fato de que mantemos o processo vivo por trinta anos, e o réu respondendo, já é uma vitória num país onde a impunidade em relação aos crimes envolvendo indígenas e indigenistas é a regra”. O depoimento é da advogada criminalista e religiosa da Congregação das Irmãs da Santa Cruz, Michael Nolan, que há 30 anos acompanha a investigação do assassinato do Irmão Vicente Cañas.

A entrevista especial com Ricardo Pael Ardenghi, procurador da República em Mato Grosso e integra a Força-Tarefa Ava Guarani, foi publicada em Notícias do Dia do IHU, em 29-11-2017.

**********
STF proíbe amianto em todo o Brasil

Por 7 votos a 2, o STF, Supremo Tribunal Federal, proibiu a produção, uso e comercialização do amianto branco em todo o país. Os ministros Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello foram os únicos que se posicionaram a favor da permissão do produto. A decisão desta quarta-feira (29) derruba o artigo da Lei Federal 9.055, que permitia o uso da substância, conhecida também por crisotila, na construção civil.

A reportagem publicada por Brasil de Fato, 29-11-2017, publicada em Notícias do IHU, em 30-11-2017.

**********
Metade dos trabalhadores brasileiros tem renda menor que o salário mínimo

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 50% dos trabalhadores brasileiros recebem por mês, em média, 15% menos que o salário mínimo. Além disso, o rendimento daqueles que ganham mais é 360 vezes maior do que o dos trabalhadores que têm renda mais baixa.

A reportagem é de Daniel Silveira publicada em Notícias do Dia do IHU, em 30-11-2017.

Em 4 anos, secas e inundações afetam 55,7 milhões de brasileiros

Estiagens, secas, enxurradas, inundações. Os fenômenos naturais que sempre marcaram diferentes regiões do País, que vive situação de estresse hídrico, nunca expuseram cenários tão extremos como os ocorridos nos últimos anos. Entre 2013 e o ano passado, os desastres naturais afetaram 55,7 milhões de pessoas - mais de 25% da população nacional. No total, as perdas são R$ 9 bilhões por ano.

A reportagem é de André Borges publicada em Notícias do Dia do IHU, em 1-12-2017.