Edição 515 | 13 Novembro 2017

Outras edições

A ''História da loucura'' e o discurso racional em debate

Edição 364 – Ano XI – 6-7-2011

Uma obra que segue inquietante e atual para diversas áreas do conhecimento. Assim é A história da loucura, de Michel Foucault, lançada originalmente em 1961. Para debater seu impacto quando de seu surgimento, bem como o interesse que continua despertando 50 anos depois, a IHU On-Line entrevistou diversos pesquisadores e pesquisadoras e traz o tema como capa nessa edição de 2011.

A ética da psicanálise. Lacan estaria justificado em dizer “não cedas de teu desejo”?

Edição 303 – Ano IX– 10-8-2009

A ética da psicanálise é o tema discutido nesta edição da revista IHU On-Line, inspirada no Colóquio Internacional A ética da psicanálise: Lacan estaria justificado em dizer “não cedas de teu desejo”? [ne cède pas sur ton désir]?, que se realizou entre os dias 14 e 15 de agosto de 2009, em Porto Alegre, numa iniciativa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU juntamente com a Association Lacanienne Internationale - ALI e, entre outras, a Escola de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre.

Psicanálise. Novos desafios, novas práticas

Edição 108 – Ano IV– 5-7-2004

O criador da psicanálise Sigmund Freud situou a sua descoberta na cultura, numa relação direta com o seu mal-estar. Ele confrontou a prática clínica do analista com os sintomas da civilização. No entanto, os sintomas variam em momentos particulares da cultura. A contemporaneidade apresenta outros mal-estares. Para onde caminha a psicanálise no novo cenário de crise epocal? Essa e outras questões orientam o tema de capa dessa edição da IHU On-Line.