Edição 514 | 30 Outubro 2017

Teologalidade das resistências e lutas populares

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A edição 126 do Cadernos Teologia Pública, publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, traz o texto Teologalidade das resistências e lutas populares, de Francisco de Aquino Júnior, doutor em teologia pela Wetfälischen Wilhelms Universität, de Münster – Alemanha; professor de teologia da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF e da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap; presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte, no Ceará.

O artigo se confronta com um dos aspectos mais fundamentais e determinantes das teologias da libertação, enquanto teologias feitas a partir e em vista dos processos históricos de libertação: a problemática da teologalidade ou do caráter salvífico-espiritual das resistências, lutas e organizações populares. Partindo da experiência bíblica de Deus (revelação-fé), explicita o caráter estritamente teologal ou espiritual das resistências e lutas populares (salvação), bem como sua densidade e relevância epistemológicas (teologia). E conclui indicando, em forma de teses, alguns desafios para um fazer teológico que se queira consequente com o processo histórico de realização da salvação ou do reinado de Deus e que tem nos pobres e marginalizados e em seus processos de libertação sua medida e seu critério permanentes.

Acesse versão completa do artigo.

Esta e outras edições do Cadernos Teologia Pública também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590–8213.

Últimas edições

  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição
  • Edição 549

    Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

    Ver edição