FECHAR
Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).
Biotecnologias e reprodução humana: limites e possibilidades

Edição 68 – Ano III – 28-7-2003
Esta edição aborda o tema do uso de biotecnologias em reprodução humana. A partir da notícia sobre o nascimento de um bebê selecionado geneticamente para salvar o seu irmão, a revista trouxe esse tema da mais alta importância que se caracteriza por pontos de vista a partir de diversas áreas do saber. Trata-se de uma discussão multidisciplinar em busca da transdisciplinaridade.
****
Biopolítica, estado de exceção e vida nua. Um debate

Edição 344 – Ano X – 21-9-2010
Para discutir o tema proposto, foram entrevistados os seguintes especialistas: Oswaldo Giacóia, César Candiotto, Fabián Ludueña, Sylvio Gadelha da Costa, Karla Saraiva, Carlos Noguera, Maura Corcini Lopes, Kamila Lockmann, Morgana Hattge, Vera Portocarrero, José Roque Junges, Márcio Seligmann-Silva e Ricardo Timm.
****
Cuidado de si e biopolítica. Saberes e práticas na constituição dos sujeitos contemporâneos

Edição 472 – Ano XV – 14-9-2015
Pensar os processos biopolíticos a partir de um paradigma contemporâneo exige abordar a realidade em nível molecular. Quando os biopoderes operam de forma fragmentária, particularizada, o cuidado de si, com todos seus discursos, práticas e procedimentos tecnocráticos, torna-se um tipo de governo descentralizado da vida humana, permeando todos os âmbitos de nossa experiência em sociedade.