Edição 512 | 02 Outubro 2017

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A Corte Portuguesa no Brasil. Mitos e verdades
Edição 263 – Ano VIII – 24-6-2008

A vinda da família real para o Brasil mudou os rumos do nosso país, delineando algumas características que carregamos até hoje. Com o objetivo de avaliar esse momento histórico, a IHU On-Line entrevistou historiadores e historiadoras que refletem sobre os impactos da vinda da corte portuguesa para o Brasil e os mitos e as verdades do período joanino.

José Bonifácio de Andrada e Silva e o movimento pela Independência do Brasil
Edição 234 – Ano VII – 3-9-2007

Em 2007, em alusão à Semana da Pátria, a IHU On-Line debate a vida e a obra de José Bonifácio, figura importante para entender o Brasil. “Era um autoritário que não acreditava muito nos ideais iluministas que animaram a Revolução Francesa. Ele achava que a solução para o Brasil deveria vir do alto, de preferência com ele”, afirma Isabel Lustosa, pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Intérpretes do Brasil: A redescoberta do Brasil como problema
Edição 165 – Ano V – 21-11-2005

Entender o “mistério” brasileiro é o que se propõem os intérpretes do Brasil, tema de capa desta edição que marca o encerramento do III Ciclo de Estudos Sobre o Brasil, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Segundo Prof. Dr. Francisco Alambert, o intérprete do Brasil de hoje é aquele que pensa (e critica) essa nova configuração histórica e não se adapta a ela.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição