Edição | 02 Outubro 2017

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Acesse mais notícias no sítio do IHU

Super-ricos são menos tributados que os 10% mais pobres da população brasileira

A baixa tributação sobre o patrimônio das camadas mais altas e a alta tributação indireta (sobre consumo e serviços) fazem os super-ricos pagarem poucos tributos no Brasil. As conclusões constam de estudo divulgado no dia 25-9-2017 pela organização não governamental britânica Oxfam.

Confira Notícias do Dia, diariamente atualizadas e publicadas no sítio do IHU, disponível em http://bit.ly/2xC4cPo.

**********
Renca: Temer revoga polêmico decreto que ameaça reservas da Amazônia

O presidente Michel Temer bem que tentou abrir a Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), na floresta amazônica, para a exploração das mineradoras a toque de caixa. Mas, a reação de ambientalistas e da comunidade internacional foi tão grande que ele precisou voltar atrás.

Confira Notícias do Dia, diariamente atualizadas e publicadas no sítio do IHU, disponível em http://bit.ly/2yxzkfI.

**********

Vergonha internacional. Fiscalização contra o trabalho escravo está suspensa no Brasil

Desde agosto de 2017, a fiscalização contra o trabalho escravo está suspensa no Brasil. A Conectas alertou o Conselho de Direitos Humanos da ONU sobre o caso durante a sessão de ontem, 12, e exigiu que o governo brasileiro volte a destinar recursos para o combate ao trabalho forçado.

Confira Notícias do Dia, diariamente atualizadas e publicadas no sítio do IHU, disponível em, disponível em http://bit.ly/2ydiGps.

**********

A dificuldade da esquerda para se reinventar

Com a perda de prestígio dos últimos anos, a esquerda busca renovar sua agenda para recuperar apoio da população, mas não conseguiu produzir um nome de peso além do ex-presidente Lula, cuja candidatura é incerta. A autocrítica sobre o envolvimento em casos de corrupção e alianças políticas questionáveis durante os 13 anos de PT no poder não foi feita.

Confira Notícias do Dia, diariamente atualizadas e publicadas no sítio do IHU, disponível em, disponível em http://bit.ly/2x2njOc.

**********

Para historiadora, intervenção militar no Brasil “não pode mais ser descartada”

Os comentários recentes da cúpula militar do Brasil sobre a situação política levantaram dúvidas sobre até que ponto o país está livre de uma ação das Forças Armadas para tomar o poder. A professora da Universidade de Paris Est Marne-la-Valée acha que uma intervenção militar é, por enquanto, pouco provável – mas vê com preocupação os últimos desdobramentos envolvendo a cúpula do Exército.

Confira Notícias do Dia, diariamente atualizadas e publicadas no sítio do IHU, disponível em, disponível em http://bit.ly/2fUtfTB.

**********

“Amoris Laetitia é tomista, do grande Tomás". Francisco no encontro-entrevista com os jesuítas colombianos

“Aproveito esta pergunta para dizer uma coisa que acredito que devo dizer em justiça e também por caridade. Porque escuto muitos comentários – respeitáveis porque os dizem filhos de Deus, mas equivocados – sobre a Exortação apostólica pós-sinodal”. São palavras do Papa Francisco, durante um encontro-entrevista com 65 jesuítas, em Cartagena das Índias.

Confira Notícias do Dia, diariamente atualizadas e publicadas no sítio do IHU, disponível em, disponível em http://bit.ly/2xL1aYg.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição