Edição 510 | 04 Setembro 2017

As sociabilidades virtuais glocalizadas na metrópole: experiências do ativismo cibernético do grupo Direitos Urbanos no Recife

Breno Augusto Souto Maior Fontes, doutor em Estudos das Sociedades Latino-Americanas na Universidade de Paris III – Sorbonne-Nouvelle e professor titular na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, e Davi Barboza Cavalcanti, doutorando em Ciência Política na Universidade
Federal de Pernambuco - UFPE, mestre em Sociologia pela mesma instituição e graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, assinam o artigo publicado no número 262 do Cadernos IHU ideias. “No início da década de 1990 se testemunhou algo novo, que em pouco tempo transformou radicalmente o modo como as pessoas se comunicavam, organizavam seu cotidiano e agiam sobre o mundo: a popularização da Internet”, escrevem. Essas novas formas de comunicação são analisadas pelos dois “enquanto instrumento de mobilização e de organização de práticas de ativismo social”. “Interessa-nos colocar questões que nos permitam construir instrumentos analíticos para pesquisa sobre ações coletivas que utilizam a web enquanto mediadoras de processos de comunicação e interação social”, apontam os autores.

Acesse a versão desse número.

Esta e outras edições do Cadernos IHU ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.