Edição 209 | 18 Dezembro 2006

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram reproduzidos nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Artigo de Manuel A. Garretón.
Título: Uma lição, uma apreensão e uma esperança.

“A esperança, morto Pinochet é que a história que se se vai ensinar às novas gerações o mantenha longe das figuras oficiais e o mostre com todo o seu horror. Nisso, o governo, o Parlamento e as instituições, espirituais e intelectuais têm a responsabilidade maior”, afirma Manuel A. Garretón, sociólogo chileno em artigo publicado no jornal Clarín, 11-12-06, a respeito da morte de Pinochet. Confira o artigo nas Notícias Diárias de 12-12-2006.

Artigo do sociólogo José Pablo Feinmann.
Título: “Augusto Pinochet, assassino”.

“Que se faça um busto seu em todos os países com uma placa. Que essa placa diga: ‘Augusto Pinochet, assassino’. Porque esquecê-lo seria como esquecer de Auschwitz, o Estádio Nacional, a ESMA”. Assim conclui o seu artigo o sociólogo argentino José Pablo Feinmann, professor na Universidade do Chile para o Página/12, 11-12-06. Confira o artigo nas Notícias Diárias de 12-12-2006.

Artigo de Luiz Gonzaga Belluzzo
Título: Réquiem para o ditador.

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, em artigo publicado no jornal Valor analisa a política econômica neoliberal implantada na América Latina a partir da ditadura Pinochet. Confira o artigo nas Notícias Diárias de 12-12-2006.

Artigo de Vinicius Torres Freire
Título: O exemplo chileno falsificado
Vinicius Torres Freire comenta, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 12-12-2006, o comentário costumeiro na boca dos liberais: "Claro, Augusto Pinochet foi um ditador sangrento, mas...". Mas o quê? "Colocou o Chile na rota do crescimento sustentável." Confira o artigo nas Notícias Diárias de 12-12-2006.

Artigo de Silvia Ribeiro.
Título: Chip espião – Um mundo sem privacidade!

O advento de uma nova tecnologia, o sistema RFID (Identificação por Radiofreqüência) ganha rapidamente mais espaço no mercado. O perigo do RFID está na capacidade que governos e companhias podem ter em rastrear informações pessoais. A análise dessa nova tecnologia é feita por Silvia Ribeiro, pesquisadora do grupo ETC para o La Jornada, 10-12-06. Confira o artigo nas Notícias Diárias de 14-12-2006.

Entrevista com Marcio Pochmann
Título: Baixa remuneração achata a classe média.
Estudo divulgado nesta semana pela Unicamp mostrou que o número de postos de trabalho está crescendo no País, embora a massa salarial esteja em queda livre. Para o autor da pesquisa, economista Marcio Pochmann, os números dão um recado claro: o modelo econômico brasileiro tem criado vagas de baixas remunerações, o que implica em um gradativo achatamento da classe média. Confira a entrevista nas Notícias Diárias de 12-12-2006.

Entrevista com Chico Alencar
Título: "Nós nos distanciamos 100% da sociedade"

'Estamos nos distanciando 100% da percepção da sociedade quanto a nós como seus representantes", afirmou Chico Alencar em entrevista publicada no jornal O Estado de S. Paulo, 15-12-2006. Confira a reprodução nas Notícias Diárias de 15-12-2006.

Entrevista com José Múcio Monteiro
Título: "Salário de hoje afasta homens sérios”

O líder do PTB, deputado José Múcio Monteiro (PE), disse que sem o aumento salarial a Câmara e o Senado correriam o risco de atrair apenas parlamentares interessados em se valer do mandato para atividades desonestas. Confira a reprodução nas Notícias Diárias de 15-12-2006.

Entrevista com Maurizio Lazzarato
Título: "Os críticos do Bolsa Família deveriam ler Foucault..."
Maurizio Lazzarato, sociólogo que se especializou na análise do trabalho imaterial, concedeu uma entrevista ao jornal Valor, 15-12-2006. Confira-a nas Notícias Diárias de 15-12-2006.

Artigo de Gilberto Carvalho
Título: Deixa o homem trabalhar, sim, senhor!

"Lula sabe que os próximos quatro anos são a grande chance que recebeu do povo brasileiro para realizar tudo o que ele sonha para o país", escreve Gilberto Carvalho, chefe do Gabinete Pessoal do presidente da República em artigo publicado no dia 15-12-2006, no jornal Folha de S. Paulo. Confira a reprodução nas Notícias Diárias de 15-12-2006.

Entrevista com Olgária Matos
Título: "Lula foi votado maciçamente pelo capital financeiro e pelos pobres"
"Lula foi votado maciçamente pelo capital financeiro e pelos pobres. Ele atende a duas classes sociais antagônicas", afirmou a filósofa Olgária Matos em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, 17-12-2006. Segundo ela, "a eleição de Lula significou, do ponto de vista simbólico, uma ruptura interessante no País. Confira  nas Notícias Diárias de 17-12-2006.