Edição 509 | 21 Agosto 2017

Publicações - Ser e Agir, o Reino e a Glória: a Oikonomia Trinitária e a bipolaridade da máquina governamental

A edição 122 do Cadernos Teologia Pública apresenta o artigo Ser e Agir, o Reino e a Glória: a Oikonomia Trinitária e a bipolaridade da máquina governamental, de Colby Dickinson. O artigo analisa uma economia de relações político-teológicas, constituinte do sujeito ocidental, expressa na mútua relação entre o estatuto hegemônico da economia ocidental e a Oikonomia Trinitária, tendo como referência a contribuição de Giorgio Agamben, na obra O Reino e a Glória – Uma genealogia teológica da economia e do governo.

Dickinson é graduado em Literatura na Universidade Estadual Truman (1998) e formou-se em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Duke (2000). Fez mestrados em Teologia/Estudos Religiosos na Universidade de Saint Louis (2006) e na Universidade Católica de Lovaina, na Bélgica (2008). Seu doutorado em Teologia também foi na Universidade Católica de Lovaina (2012). Lecionou Ensino Religioso em uma escola secundária em Saint Louis (MO) de 2001 a 2007. É professor de Teologia na Universidade Loyola, em Chicago. É editor de The Postmodern ‘Saints’ of France (London: T&T Clark, 2013) e The Shaping of Tradition: Context and Normativity (Leuven: Peeters, 2013).

Acesse a versão completa desse Cadernos Teologia Pública.

Esta e outras edições do Cadernos Teologia Pública também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.