Edição 508 | 07 Agosto 2017

Publicações - Itinerários versados: redes e identizações nas periferias de Porto Alegre

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Em sua edição de número 260, o Cadernos IHU ideias traz o artigo Itinerários versados: redes e identizações nas periferias de Porto Alegre, de Leandro Rogério Pinheiro. O texto joga luz sobre questões relacionadas às periferias da capital gaúcha. O ponto central de seu texto é tentar elucidar, afinal de contas, de quem e de que se está falando quando nos referimos às periferias.

Reduzir o surgimento dessas regiões à explicação de que elas são o simples resultado de um processo de exclusão não leva em conta as complexidades que estão em jogo. “A formação dessas localidades, gestadas entre as ações do capital imobiliário, do poder público e das populações empobrecidas que as habitavam/habitam, guarda relação com a lógica de apropriação do espaço e da distribuição de riqueza na sociedade”, aponta o autor.

Acesse a versão completa desse Cadernos IHU ideias.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição