Edição 508 | 07 Agosto 2017

Leia mais sobre Ernesto Laclau

- Ernesto Laclau. O intelectual dos debates e combates. Reportagem publicada no jornal argentino Página/12 e reproduzida nas Notícias do Dia de 15-5-2014, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Morre o teórico argentino Ernesto Laclau. Reportagem do Jornal Zero Hora e reproduzida nas Notícias do Dia de 14-5-2014, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Ernesto Laclau. Populismo e hegemonia. Artigo Eduardo Rinesi, reitor da Universidade Nacional de General Sarmiento (Argentina), publicado por Página/12 e reproduzido nas Notícias do Dia de 15-5-2014, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- A influência de Laclau e Mouffe no Podemos: hegemonia sem revolução. Artigo de Miguel Sanz Alcántara, publicado por LibreRed e reproduzido nas Notícias do Dia de 14-8-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Retórica e mística em Laclau. Artigo do sociólogo Horácio González, em artigo publicado por Página/12 e reproduzido nas Notícias do Dia de 15-4-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Na Argentina, “os meios de comunicação se transformaram no principal partido opositor”, afirma Ernesto Laclau. Entrevista com Ernesto Laclau publicada no jornal Página/12 e reproduzida nas Notícias do Dia de 17-10-2012, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Hegemonia e poder neoliberal. Artigo do psicanalista Jorge Alemán, publicado por Página/12 e reproduzido nas Notícias do Dia de 28-4-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- América Latina. “É o melhor momento democrático em 150 anos”, afirma Ernesto Laclau. Entrevista com Ernesto Laclau publicada no jornal Página/12 e reproduzida nas Notícias do Dia de 23-6-2013, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- O Podemos entre hegemonia e multidão: Laclau ou Negri. Artigo de Bruno Cava Rodrigues, publicado no blog Quadrado dos Loucos e reproduzido nas Notícias do Dia de 26-2-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Os limites de Errejón e Laclau para as confluências. Juan Domingos Sánchez Estop, professor de filosofia da Universidade Complutense de Madrid, em artigo publicado por Contraparte e reproduzido nas Notícias do Dia de 2-5-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Laclau e a dialética do social e do político: entre movimentos e hegemonia. Artigo de Toni Negri, publicado por EuroNomade e reproduzido nas Notícias do Dia de 17-6-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

- Hegemonia e Populismo revisitados no pensamento de Laclau. Entrevista com Daniel de Mendonça, publicada na revista IHU On-Line número 442, de 5-5-2014.