Edição 506 | 05 Junho 2017

O impensado como potência e a desativação das máquinas de poder

Em sua edição de número 258, o Cadernos IHU Ideias traz a entrevista completa com Rodrigo Karmy Bolton, doutor em Filosofia pela Universidade do Chile, onde leciona e é pesquisador do Centro de Estudos Árabes da Faculdade de Filosofia e Humanidades, intitulada O impensado como potência e a desativação das máquinas de poder. Nessa entrevista, Bolton reflete acerca da obra de Giorgio Agamben. “Poderíamos dizer que toda a arqueologia filosófica agambeniana consiste em desbloquear o impensado da máquina, abrir o campo do possível que toda máquina tenta conter. Aqui se encontra o que Agamben chama provisoriamente de a potência destituinte, que pode ser definida como um movimento de constituição e destituição, uma vez que possibilita múltiplos usos possíveis”, destaca o pesquisador. Fragmentos dessa entrevista já haviam sido publicados na edição 505 da revista IHU On-Line, Giorgio Agamben e a impossibilidade de salvação da modernidade e da política moderna, disponível em ihuonline.unisinos.br/edicao/505.

Acesse a versão completa do artigo.

Esta e outras edições do Cadernos IHU ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.