Edição 505 | 22 Mai 2017

Publicações - Mobilização e ocupações dos espaços físicos e virtuais: possibilidades e limites da reinvenção da política nas metrópoles

Cadernos IHU Ideias

O artigo de Marcelo Castañeda publicado na edição 255 do Cadernos IHU ideias debate as relações entre as tecnologias da Internet e as práticas de revolta e indignação em contextos variados. O marco inicial se dá com o levante zapatista da selva de Chiapas, no México, que toma forma no primeiro dia do ano de 1994, inaugurando um ciclo de contestação da globalização hegemônica, e a chegada envolve compreender os processos de ocupação de escolas deflagrados por estudantes brasileiros, em especial nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, entre 2015 e 2016, tidos como continuidades das jornadas de junho de 2013. Através de participação observante em protestos de rua e hipóteses autotestadas em plataformas tecnológicas, como Facebook, Twitter, Youtube, Whatsapp e Telegram, o objetivo é partir das tecnologias da internet para melhor caracterizar os contextos de luta e revolta que se configuram no terceiro milênio.

Marcelo Castañeda. Cientista Social. Bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Doutorado (2014) e Mestrado (2010) em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Graduado em Ciências Sociais pela UERJ (2005). Tem experiência nas áreas de Metodologia/Epistemologia, Antropologia e Sociologia, com ênfase em ação política, tecnologia e consumo, voltando-se para os seguintes temas em trabalhos realizados ou em andamento: ação coletiva, internet, novas tecnologias da informação e comunicação, meio ambiente, alimentação, cultura material, desigualdades, direitos humanos e violência.

Esta e outras edições do Cadernos IHU ideias podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.