Edição 504 | 08 Mai 2017

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

O pacto com o Islã que ajuda a unidade entre os cristãos. Artigo de Andrea Riccardi

“A arriscada viagem de Francisco evidencia uma unidade adquirida entre mundos cristãos. Ou, melhor, com as suas experiências particulares no Oriente islâmico, os coptas sustentam o ‘pacto egípcio’, que foi delineado nesses dias”. A opinião é do historiador italiano Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio e ex-ministro italiano, em artigo publicado no jornal Corriere della Sera e reproduzido pelo IHU.

A chantagem liberal. Artigo de Slavoj Žižek

"Não podemos ao menos discutir a questão? Sim, Macron é pró-europeu - mas, que tipo de Europa ele personifica? A mesma Europa, cujo fracasso alimenta o populismo de Le Pen, a Europa anônima a serviço do neoliberalismo! Este é o cerne da questão: sim, Le Pen é uma ameaça, mas se colocarmos todo o nosso apoio em Macron, não ficaríamos presos, andando em círculos, e combatendo o efeito ao apoiar a sua causa?", escreve Slavoj Žižek, filósofo e crítico cultural, em artigo publicado por Página/12 e reproduzido pelo IHU.

Ataque a grupo de índios deixa vítimas com mãos decepadas no Maranhão

Um grupo Gamela foi brutalmente atacado no Povoado de Bahias, município de Viana no Maranhão. Os índios decidiram se retirar de uma área tradicional retomada e, quando saíam, sofreram uma investida de dezenas de homens armados de facões, paus e armas de fogo. Um carro de polícia estava junto ao grupo de fazendeiros e capangas antes da ação violenta.
Informação publicada por Congresso em Foco, 1-5-2017.

Diálogo para além da crise de valores. Entrevista com Julia Kristeva

Julia Kristeva sabe como surpreender. Intelectual-ponte entre Oriente e Ocidente (nascida na Bulgária, tornou-se uma pensadora que se aproveitou da melhor tradição francesa), enquanto fala ao telefone, é capaz de ir da sua paixão pelo futebol à amada Teresa de Ávila, passando pelo islamismo que radicaliza os jovens franceses, a um sincero elogio a Bento XVI (mas ela também aprecia muito Bergoglio). A reportagem é de Lorenzo Fazzini, publicada no jornal Avvenire e reproduzido pelo IHU.

Projeto de ruralista prevê pagamento de trabalhador rural com comida ou casa

Proposta do coordenador da frente parlamentar avança sobre direitos trabalhistas no campo. Segundo o Valor, além de permitir a troca do salário por remuneração de “qualquer espécie”, texto prevê jornada de até 12 horas e 18 dias consecutivos.
Reportagem publicada por Congresso em Foco, 2-5-2017.

Preocupado com CNBB, Temer chamou núncio apostólico ao Planalto

Com interlocução fragilizada junto à Igreja, foi o presidente Michel Temer quem convocou para uma reunião no Palácio do Planalto, na quarta-feira pela manhã, o embaixador da Santa Sé no Brasil, o núncio apostólico dom Giovanni d’Aniello. O encontro se deu ao mesmo tempo em que ocorria em Aparecida (SP) a 55ª Assembleia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O governo anda preocupado com oposição dos líderes católicos nacionais a seus projetos reformistas. A informação foi publicada por Veja e reproduzida pelo sítio italiano Il Sismógrafo, reproduzida pelo IHU.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição