FECHAR
Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A organização do mundo do trabalho e a modelagem de novas subjetividades
Edição 416 | Ano XIII | 29-4-2013
As novas configurações do mundo do trabalho, seus impactos na vida dos trabalhadores e das trabalhadoras e seus desafios para a organização e a luta da classe trabalhadora pautaram a edição de abril de 2013 da IHU On-Line, alusiva ao Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Temas como as novas tecnologias que atravessam as lógicas do dito mundo produtivo já estavam na pauta.

Foto: nome o fotógrafo e legenda
O mundo do trabalho e a crise sistêmica do capitalismo globalizado
Edição 291 | Ano IX | 04-5-2009
A Organização Internacional do Trabalho estimou em 2009, no relatório “Global Employment Trends”, que a recessão global poderia gerar neste mesmo ano, um contingente adicional de desempregados entre 18 milhões e 30 milhões de pessoas. Depois de ter tratado, em várias edições anteriores, a crise sistêmica do capitalismo flexível, financeirizado e global, nesta edição a IHU On-Line busca descrever o seu impacto sobre o mundo do trabalho.
As novas tecnologias têm permitido desenvolver obras coletivas, de livre acesso, sem direitos autorais. A Wikipéia é um exemplo disso. Exemplos como esse serviram de alerta para abrirmos o debate na edição atual da IHU On-Line. Qual a importância dessas obras e do trabalho imaterial que elas demandam? Como controlar a qualidade? Que transformações o trabalho cognitivo induz na vida do trabalhador e da trabalhadora? Como é entendida a questão dos direitos autorais em produções coletivas? Essas e outras questão são o norte para o debate desse número.