Edição 503 | 24 Abril 2017

Linha do Tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Leia mais notícias na página do IHU


Quando a esquerda é o problema

“A esquerda realmente existente se converteu em um obstáculo para que as maiorias se tornem responsáveis por suas vidas. A polarização direita-esquerda é falsa, não explica quase nada do que vem acontecendo no mundo. Mas, o pior é que a esquerda se tornou proporcional à direita em um ponto chave: a obsessão pelo poder”.

O artigo é do jornalista e analista político uruguaio Raúl Zibechi, publicado por Rebelión, 17-04-2017, e reproduzido no sítio do IHU.

**

O Ocidente, já sem religião, gera bombas

Ainda há religião? A irrelevância social da fé nos países com os mais altos padrões de vida é também uma questão civil? Assim responde Vito Mancuso, teólogo: “Esta tarde [na Sexta-Feira Santa], às três horas, comemora-se a morte de Cristo. Antigamente, tocavam-se os sinos, despiam-se os altares. É o dia do jejum. Hoje, você sente uma mudança na vida cotidiana? Tudo é como sempre”.

Entrevista com o teólogo Vito Mancuso, publicada por Il Fatto Quotidiano, 15-04-2017, e reproduzida no sítio do IHU.

**

Reforma trabalhista: a formiga virou elefante

A reforma trabalhista está na agenda do Congresso Nacional a partir de proposta encaminhada, em dezembro de 2016, pelo governo do presidente Michel Temer. A proposta do governo promove a desregulação do trabalho, com a oferta de amparo legal a inúmeras práticas empresariais hoje proibidas na lei, impedidas pela interpretação da justiça ou dificultadas pela ação sindical.

Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, diretor técnico do Dieese, em artigo publicado por Brasil Debate, reproduzido no sítio IHU.

**

Temer tenta minimizar efeitos de carta de papa Francisco

O presidente Temer e aliados do tentaram minimizar os efeitos da carta que o papa Francisco enviou a Brasília negando um convite de visitar o Brasil e pedindo que o governo dê mais atenção "aos pobres". Fontes do Palácio do Planalto negaram que a recusa do pontífice ao convite seja um sinal de desaprovação ao governo brasileiro e garantiram que já tinham sido informados de que o Papa não viria ao país em outubro.

A informação foi publicada por O Povo, reproduzida no sítio IHU.

**

Lula, marionete, fetiche e quixote da Odebrecht

Causa um certo desconforto observar como o império Odebrecht usou Lula com sua auréola de ex-presidente mítico para convertê-lo em um logotipo de suas obras. Dá melancolia conhecer hoje a farsa das conferências que o grupo organizava para Lula pelo mundo para que lhes conseguisse obras e financiamento fáceis.

Comentário é de Juan Arias, jornalista, publicado por El País, reproduzido no sítio IHU.

**
Por uma Previdência Social justa e ética

A PEC 287 vai na direção oposta à necessária retomada do crescimento econômico e da geração de empregos, na medida em que agrava a desigualdade social e provoca forte impacto negativo nas economias dos milhares de pequenos municípios do Brasil. É necessário que a sociedade brasileira esteja atenta às ameaças de retrocesso.

CNBB, OAB e COFECON, em nota publicada, reproduzida no sítio IHU.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição