Edição 502 | 10 Abril 2017

A Justiça, Verdade e Memória: Comissão Estadual da Verdade

A edição 252 do Cadernos IHU ideias publica o ensaio A Justiça, Verdade e Memória: Comissão Estadual da Verdade, de Carlos Frederico Guazzelli, professor da Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. O texto pretende apresentar, ainda que de forma sintética, as principais apurações e os resultados colhidos pela Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul, entre sua instalação, em setembro de 2012, e o encerramento de suas atividades, em dezembro de 2014.

Esta obra remonta aos 21 anos de duração da ditadura implantada no Brasil com o golpe cívico-militar de 1º de abril de 1964, quando foram cometidas inúmeras e graves violações aos direitos humanos de milhares de brasileiros e brasileiras. A partir dos dados consolidados da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, pode-se afirmar que mais de 60 mil pessoas foram sequestradas, presas ilegalmente, torturadas e, até mesmo, mortas e desaparecidas – além de cassadas, demitidas, perseguidas e exiladas.

Esta e outras edições do Cadernos IHU ideias podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.