Edição 502 | 10 Abril 2017

Linha do Tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Leia mais notícias na página do IHU

Bill Gates se une ao cerco contra o capitalismo dos robôs

Benoît Hamon não está sozinho. A proposta do socialista francês de tributar robôs com um imposto para compensar os empregos destruídos pelas máquinas inteligentes está sendo debatido nas últimas semanas com intensidade. E a culpa pelo alvoroço é em parte de Bill Gates. O fundador da Microsoft juntou-se ao movimento do imposto sobre robôs, que até agora parecia território exclusivo de socialistas e sindicalistas.

A reportagem é de Ana Carbajosa, publicada por El País, reproduzida no sítio do IHU.

**

Entre a cidade e a aldeia, jovem indígena luta para salvar nação Assurini do Xingu

Entre dois mundos. É assim que Timei Assurini, de 22 anos, vive. Ele saiu da aldeia no Médio Xingu, localizado no município de Altamira, no estado do Pará, para iniciar uma jornada em busca de conhecimento no mundo dos Karai [não indígenas]. A missão que se propôs a fazer era também uma forma de curar a depressão, doença que veio acompanhada dos impactos ambientais e culturais na Amazônia.

A reportagem é de Lilian Campelo, publicada por Brasil de Fato, reproduzida no sítio do IHU.

**

No Brasil, alfabetização entre crianças mais ricas é seis vezes maior que entre as pobres

As desigualdades na qualidade da educação começam desde cedo. No Brasil, crianças com famílias de níveis socioeconômicos mais altos têm desempenho considerado adequado desde a alfabetização. Entre aquelas com nível socioeconômico mais baixo, o percentual das que têm aprendizado considerado adequado chega a ser seis vezes menor. Os dados são de levantamento feito pelo movimento Todos pela Educação (TPE).

A reportagem é de Mariana Tokarnia, publicada por Agência Brasil, reproduzida no sítio do IHU.

**

Guerras e fome: a cegueira do Ocidente

“A fome no mundo não é nenhuma maldição bíblica, nem uma fatalidade que seja necessário suportar, porque o mundo dispõe de recursos suficientes para a enfrentar, caso consigamos (pressionando os governos, insistindo na exigência de justiça e solidariedade, combatendo o imperialismo) que a cegueira do Ocidente, diante dos desastres das guerras, deixe espaço para a maltratada, generosa e imprescindível fraternidade humana”.

Artigo de Higinio Polo, doutor em História Contemporânea pela Universidade de Barcelona, reproduzido no sítio do IHU.


**

A técnica não salvará o homem. Artigo de Joseph Ratzinger

Foi publicado nesta terça-feira, 4 de abril, o livro Il tempo e la storia. Il senso del nostro viaggio [O tempo e a história. O sentido da nossa viagem] (180 páginas), uma coleção de escritos de Joseph Ratzinger inéditos na Itália. São textos dos anos 1970, anteriores à nomeação episcopal do papa emérito, que está prestes a completar, no próximo dia 16 de abril, 90 anos.

Um trecho do livro foi publicado por La Stampa e reproduzido no sítio do IHU.

**

De Martin Luther King a Maria Eduarda Alves, a violência que ameaça os sonhos

No último fim de semana, a adolescente Maria Eduarda, de 13 anos, morreu atingida por três “balas perdidas”, mesmo estando dentro da escola, na Zona Norte do Rio. As balas são oriundas de um confronto entre policiais e bandidos na comunidade. Mais uma vez, o debate se fecha na culpabilização dos indivíduos: saber de onde vieram as balas para saber se os responsáveis são traficantes ou policiais.

A reportagem é de Ronilso Pacheco, publicada por The Intercept, reproduzida no sítio do IHU.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição