Edição 500 | 13 Março 2017

Biomas brasileiros e a teia da vida

Numa definição mais ampla, bioma pode ser compreendido como áreas de pequena escala, tipos de habitat ou de ecossistema. Apesar de englobar tanto as plantas quanto os animais e microrganismos de um determinado local, na prática, se define pelo clima e pela fisionomia ou aparência geral das plantas da comunidade. A definição não é unânime entre os cientistas. O antropólogo Altair Sales Barbosa, um dos entrevistados desta edição da IHU On-Line, por exemplo, é crítico dessa classificação. Para ele, o conceito de bioma “tende a enfatizar ou realçar um clímax vegetacional, muitas vezes não corroborado pela história evolutiva do espaço em questão”. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE compreende o termo como um sinônimo de "província biogeográfica". É nessa perspectiva que o IBGE elabora, em 2004, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente, o Mapa de Biomas do Brasil.

Segundo o mapa, o Brasil possui seis grandes biomas. São eles: Pampa, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia. O biólogo Rodrigo Castro, que também está entre os entrevistados deste número da IHU On-Line, lembra que a Constituição de 1988 reconhece apenas três como patrimônios nacionais: Mata Atlântica, Amazônia e Pantanal, deixando de fora a Caatinga e o Cerrado. “Há mais de 18 anos tramita no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda Constitucional - PEC que visa a corrigir uma injustiça histórica”, explica Castro. O Pampa, segundo o professor, também não está na Constituição e sequer há movimento no sentido de incluí-lo, como no caso dos outros dois.

Entre os biomas classificados pelo IBGE, o Amazônia é o de maior extensão, ocupando 49,29% do território nacional. O menor é o Pantanal, com apenas 1,76% da área do Brasil. O Cerrado compreende 23,92%, seguido pelo bioma Mata Atlântica, com 13,04%, Caatinga com 9,92% e Pampa com 2,07%. Entretanto, sem a perspectiva de levar tão “ao pé da letra” classificações e percentuais, a Campanha da Fraternidade deste ano, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, quer chamar atenção para a necessidade de olhar para as questões ambientais, como forma de construir um mundo melhor e mais igual para todos.

A ecologia integral é uma das áreas de concentração do Instituto Humanitas Unisinos – IHU que tem publicado, na sua página eletrônica, atualizada diariamente, como também nas suas publicações impressas, amplo e diversificado subsídio sobre o tema em debate nesta edição. E em 2017, promove o ciclo de conferências Os biomas brasileiros e a teia da vida. As atividades iniciam em março e se estendem até junho. Saiba mais.

Eis algumas das publicações do Instituto Humanitas Unisinos - IHU que abordam os biomas brasileiros

Bioma Amazônia

- Amazônia. Verdades e Mitos.

- Ano internacional das florestas. Em defesa da habitabilidade do Planeta.

- "O conjunto da sociedade falhou, por isso o desmatamento aumentou na Amazônia vertiginosamente".

- A escassez de chuvas é uma das consequências do desmatamento na Amazônia.

- Plantação de cana-de-açúcar na Amazônia Legal: “O ciclo se repete com novos desmatamentos”.

- Uso de agrotóxico pode intensificar desmatamento na Amazônia.

- Moratória da soja e os desafios do desmatamento na Amazônia.

- Amazônia. 2015, desmatamento zero.

Bioma Pantanal

- O Pantanal em alerta.

- Pantanal: um bioma ameaçado pelo desmatamento.

- Hidrelétricas comprometem conservação do Pantanal.

- Pantanal ameaçado pelas mudanças climáticas.

- O Pantanal ameaçado.

- Os riscos do aquecimento global para o Pantanal.

- Pantanal: um bioma ameaçado pelo desmatamento.

Bioma Cerrado

- Cerrado. O pai das águas do Brasil e a cumeeira da América do Sul.

Bioma Caatinga

- Caatinga: um bioma exclusivamente brasileiro... e o mais frágil.

- Desmatamento silencioso da Caatinga tem intensificado a desertificação do semiárido brasileiro.

- Caatinga, um bioma desconhecido e a "Convivência com o Semi Árido".

Bioma Mata Atlântica

- Reflorestamento da Mata Atlântica: não existem mudas suficientes para recuperar a floresta.

- A Mata Atlântica fragmentada.

- Mata Atlântica: "Somos muito mais responsáveis pela derrubada da mata do que a economia mundial e seus padrões".

- O Brasil é um país bovino. O Estado brasileiro sinaliza que apoia o desmatamento, apesar de políticas setoriais de controle.

Bioma Pampa

- O Pampa e o monocultivo do eucalipto.

- Pampa. Silencioso e desconhecido.

- Falta controle sobre a poluição por agrotóxicos das águas do Pampa.

- Pampa: um espaço de transição.

- O Pampa padece com a silvicultura.

- O pampa alterado.

- Pampa. Um bioma em risco? A plantação de pínus e eucaliptos.

- Silvicultura: a praga do pampa gaúcho?

- Somente 41% do pampa gaúcho está preservado, revela mapeamento do Bioma.

- O pampa gaúcho entregue às multinacionais.

- Monoculturas podem decretar o fim dos pampas.

Bioma Araucária

- Floresta de Araucária: uma teia ecológica complexa.