Edição 499 | 19 Dezembro 2016

Retrovisor

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line

Mística, estranha e essencial. Secularização e emancipação.

Edição 435 - Ano XIII - 16.12.2013

“Nada é profano para quem sabe ver”. Nas palavras de Michel de Certeau, a mística é, ao mesmo tempo, estranha e essencial. Por sua vez, Theodor Adorno, na esteira de Gershom Scholem, propunha que a mística é uma secularização que representa um avanço emancipatório. Dotada destas características, a mística volta a ser destaque nesta última edição da IHU On-Line do ano de 2013, que reúne pesquisadores, professores e professoras de diferentes áreas do conhecimento.

Niilismo e relativismo de valores. Mercadejo ético ou via da emancipação e da salvação?

Edição 354 - Ano X - 20.12.2010

O mais incômodo dos hóspedes não cessa de mover nosso chão e certezas. Quais são os valores e uma ética comum a todos os seres humanos? Que espaço sobra para a solidariedade numa sociedade marcada pelo relativismo? Enfim, mercadejo ético ou da emancipação e da salvação? São essas as questões que iluminam o debate dessa última edição da IHU On-Line do ano de 2010.

Paulo de Tarso: a sua relevância atual

Edição 286 - Ano VIII - 22.12.2008

“O crescente interesse de tantos pensadores, na atualidade, por Paulo de Tarso é, de fato, um fenômeno fascinante”, constata Hermann Häring, teólogo alemão. Ele se refere a Giorgio Agamben, Alain Badiou, Slavoj Zizek, Jean-François Lyotard, Jacob Taubes, autor do clássico A teologia política de Paulo, que se debruçaram sobre a obra paulina, pois “todos eles descobrem em Paulo uma força política atual relevante”. Desta maneira, “eles transformam Paulo – querendo ou não – numa figura central de nossa época”, completa o pesquisador dos escritos paulinos, Alain Gignac. Esse é o tema da edição da IHU On-Line que encerra o ano de 2008.