Edição 496 | 31 Outubro 2016

Laudato Si’, o pensamento de Morin e a complexidade da realidade

Redação

A edição 114 do Cadernos Teologia Pública apresenta o artigo Laudato Si’, o pensamento de Morin e a complexidade da realidade, de Giuseppe Fumarco, do Centro Studi Sereno Regis, de Turim, Itália. O texto analisa a relação entre a encíclica Laudato Si’ e o pensamento de Edgar Morin sobre a complexidade da realidade, tendo como transfundo a “crise civilizacional”, provocada pelo próprio ser humano e experimentada em suas múltiplas e interligadas dimensões culturais, sociais, econômicas e climáticas.

O sociólogo Giuseppe Fumarco foi professor de Direito e de Economia em escolas superiores, formador em várias entidades e pesquisador do IRRE Piemonte. Escreveu um livro de história do pensamento econômico sobre Joseph Alois Schumpeter e dois estudos sobre a autonomia escolar e a profissão docente. Mais recentemente, ocupou-se do pensamento ecológico e da complexidade, abordando, por fim, a vasta produção de Edgar Morin, sobre a qual realiza palestras e seminários.

O artigo completo, em formato PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone 55 (51) 3590-8213.