Edição 495 | 17 Outubro 2016

Linha do tempo

Redação

A IHU On-Line apresenta seis textos publicados no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU que tiveram destaque ao longo da semana

“PEC 241 é condenação de morte para milhares de brasileiros”

Subfinanciado desde a sua criação, o Sistema Único de Saúde já tinha a sua sustentabilidade ameaçada pelas transformações que o País passa: um acelerado envelhecimento da população, acompanhado do aumento da prevalência de doenças crônicas, a demandar tratamentos prolongados e dispendiosos. A PEC 241, que congela os gastos públicos por 20 anos, apenas agrava o problema, com a perspectiva de perda real de recursos, avalia o médico José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde do governo Lula.

A entrevista é de Rodrigo Martins, publicada por CartaCapital, 10-01-2016

Secundaristas: a potência das novas ocupações

Em quatro Estados, dezenas de escolas ocupadas contra a Medida Provisória-746. Estudantes afirmam: Reforma do Ensino é necessária, mas deve ter sentido emancipador, oposto ao pretendido pelo governo.

A reportagem é de Maíra Mathias em texto publicado originalmente no site da Escola Politécnica de Saúde Joaqum Venâncio (Fiocruz) e reproduzido por Outras Palavras, 09-10-2016.

A Fada Azul matou a cidadania no aniversário de Ulysses

"Desde que a Constituição Federal de 1988 instituiu a assistência social como direito de cidadania tem sido grande a luta para eliminar estes resquícios do modelo assistencial baseado na caridade e amor e fundar um modelo baseado em direitos e deveres". O comentário é de Sonia Fleury, doutora em Ciência Política e professora titular da EBAPE/FGV, em artigo publicado por Canal Ibase, 10-010-2016. Segundo ela, "a sociedade brasileira, que lutou nestas três últimas décadas para colocar a cidadania como valor central da sua recente democracia, assiste boquiaberta ao desmonte da Ordem Social, capítulo mais inovador da Constituição Federal de 1988".

Diga-me como rezas, e eu te direi quem és. Artigo de Vito Mancuso

"Quem reza obtém paz, confiança, esperança. Mas a oração ensina que o ser humano é algo mais: sede de justiça e liberdade na profecia, e parentesco do próprio eu íntimo com o infinito na mística." A opinião é do teólogo italiano Vito Mancuso, professor da Universidade de Pádua, em artigo publicado no jornal La Repubblica, 12-10-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"A justiça social também é útil ao lucro", afirma Joseph Stiglitz

Prêmio Nobel de Economia em 2001 pela sua contribuição para a teoria das assimetrias de informação ("alguns sujeitos do processo econômico têm acesso a informações das quais obtêm vantagens e que condicionam o seu comportamento"), Joseph Stiglitz levou a Bolonha um olhar franco e direto sobre o estado da economia internacional, com muitas sombras e algumas luzes.

A reportagem foi publicada no jornal Corriere della Sera, 12-10-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

"É preciso repensar a Reforma." Entrevista com Fulvio Ferrario

A já iminente visita apostólica do Papa Francisco à Suécia (31 de outubro a 1º de novembro) marca o início de um processo destinado a culminar exatamente em um ano. No dia 31 de outubro de 2017, será celebrado o quinto centenário da Reforma Protestante, cujo início tradicionalmente coincide com a publicação das 95 teses contra a doutrina das indulgências elaborada nos meses anteriores por Martinho Lutero. Afixado na porta da catedral de Wittenberg, esse texto está na origem de um processo histórico que levou à constituição de inúmeras Igrejas reformadas.

A reportagem é de Alessandro Zaccuri, publicada no jornal Avvenire, 12-10-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.