Edição 493 | 19 Setembro 2016

Baú da IHU On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Confira algumas publicações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU relacionadas ao tema do Rio Grande do Sul

- Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros: A prática Política no RS, artigo de Gunter Axt, publicado no Caderno IHU Ideias número 14, de 2004.

- As Sete Mulheres e as Negras sem Rosto: Ficção, História e Trivialidade, artigo de Mário Maestri, publicado no Caderno IHU Ideias número 14, de 2004.

- Getúlio, romance ou biografia?, artigo de Juremir Machado da Silva, publicado no Caderno IHU Ideias número 30, de 2004.

- "Esta terra tem dono". Disputas de representação sobre o passado missioneiro no Rio Grande do Sul: a figura de Sepé Tiaraju, artigo de Ceres Karam Brum, publicado no Caderno IHU Ideias número 46, de 2006.

- Incidente em Antares e a Trajetória de Ficção de Erico Veríssimo, artigo de Regina Zilberman, publicado no Caderno IHU Ideias número 61.

- Getúlio e a Gira: a Umbanda em tempos de Estado Novo, artigo de Artur Cesar Isaia, publicado no Caderno IHU Ideias número 64.

- Raça, nação e classe na historiografia de Moysés Vellinho, artigo de Mário Maestri, publicado no Caderno IHU Ideias número 74.

- Dante de Laytano e o negro no Rio Grande do Sul, artigo de Moacyr Flores, publicado no Caderno IHU Ideias número 79.

- Autonomia e submissão: o sentido histórico da administração Yeda Crusius no Rio Grande do Sul, artigo de Mário Maestri, publicado no Caderno IHU Ideias número 111.

-  Gauchismo, tradição e Tradicionalismo, artigo de Maria Eunice Maciel, publicado no Caderno IHU Ideias número 87.

- O escravismo colonial: a revolução copernicana de Jacob Gorender. A gênese, o reconhecimento, a deslegitimação, artigo de Mário Maestri, publicado no Cadernos IHU número 13.

- Gilberto Freyre: da Casa-Grande ao Sobrado. Gênese e Dissolução do Patriarcalismo Escravista no Brasil, artigo de Mário Maestri, publicado no Cadernos IHU número 6.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição