Edição 207 | 04 Dezembro 2006

Historia, antropologia e música grega

IHU Online

II Ciclo de Estudos Desafios da Física para o século XXI: um diálogo desde a Folosofia

Nesta quarta-feira, dia 06-12-2006, o físico Prof. Dr. Fernando Haas e a historiadora Prof.ª Dr.ª Karen Monteiro, ambos docentes na Unisinos, encerram o II Ciclo de Estudos Desafios da Física para o Século XXI: um diálogo desde a Filosofia. O tema traz à discussão aspectos da cultura grega, civilização que até nossos dias é um dos pilares da cultura ocidental. Monteiro falará sobre A história e a antropologia da cultura grega, e Haas abordará a música grega. A atividade vai das 17h30min às 19h3min, na sala 1G119 do IHU.

Haas é graduado, mestre e doutor em Física pela UFRGS. Sua tese leva o título Sistemas de Ermakov Generalizados, Simetrias e Invariantes Exatos. É pós-doutor pela Universidade Henri Poincaré, na França. É autor de Computação algébrica e simetrias de Lie. Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada, 2001. Suas contribuições mais recentes à IHU On-Line foram dadas na edição 203, de 06-11-2006, com a entrevista O paradoxo de Zenão quântico, sobre a palestra que apresentou dentro da programação do II Ciclo de Estudos Desafios da Física, e na edição 198, de 02-10-2006, com a entrevista Explicar a vida: desafio da Física, a respeito da palestra A contingência e o acaso nas Ciências da Vida e na Física, também a respeito do II Ciclo de Estudos Desafios da Física. Ainda na edição 198, o IHU Repórter traçou seu perfil. Todas entrevistas estão disponíveis para download na página do IHU, endereço www.unisinos.br/ihu. Em 29-11-2006 Haas falou sobre Caos e complexidade no Quarta com Cultura Unisinos, realizado na Livraria Cultura, em Porto Alegre.

Monteiro é historiadora, cientista social e advogada graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, cursa mestrado em Ciências Sociais das Organizações pela mesma instituição. Na Unisinos leciona nos cursos de Gastronomia e Administração de Empresas.