Edição 491 | 22 Agosto 2016

Diagnóstico Socioterritorial entre o chão e a gestão

Redação

Cadernos IHU ideias, em seu número 243, publica o artigo de Dirce Koga, graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, realizou mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Atualmente é pesquisadora e professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social.

A autora parte do dilema evidenciado na gestão das políticas sociais brasileiras na forma de descompassos entre planejamento, execução e avaliação da qualidade dos seus serviços, programas e benefícios. Tomando como foco de análise a política de assistência social, cuja trajetória histórica é envolvida pelas tramas societárias brasileiras, marcadas pela hierarquização das relações sociais, forte conservadorismo e frágil democracia, coloca-se em debate o modo de operar os tradicionais instrumentos de gestão. Neste contexto, corre-se o risco de reproduzir, mais do que descompassos no interior do ciclo da gestão, distanciamentos em relação à dinâmica da realidade vivenciada pelos cidadãos. É nessa direção que se debate o lugar do território na gestão e da perspectiva territorial na composição do diagnóstico social.

Acesse o artigo completo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Informações pelo telefone 55 (51) 3590-8213