Edição 207 | 04 Dezembro 2006

Terra habitável

IHU Online

A editoria Terra habitável reproduz informações das Notícias Diárias do sítio do IHU sobre meio ambiente. As notícias podem ser conferidas na íntegra nas datas correspondentes.

Mortandade de peixes no Rio dos Sinos. Justiça decreta prisão de empresário

Responsável pelo tratamento e destino final de resíduos gerados por cerca de 3,5 mil indústrias, a empresa Utresa, de Estância Velha, é apontada pelo Ministério Público (MP) Estadual e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) como a principal responsável pela mortandade de 86,2 toneladas de peixes no Rio dos Sinos, no mês passado. A notícia é dos jornais Zero Hora e Estado de S. Paulo. Confira nas Notícias Diárias de 29-11-2006.

Índio é “entrave ao desenvolvimento?

Reproduzimos um artigo do jornalista ambientalista, Washington Novaes sobre os conflitos com a cultura indígena. O artigo foi publicado no jornal O Estado de S.Paulo  e pode ser conferido nas Notícias Diárias de 1-12-2006.

A agricultura industrial nega aos animais uma vida minimamente decente.

Reproduzimos um artigo do filósofo e professor de bioética Peter Singer. Singer defende que a questão moral em torno do tratamento de animais deveria ser para os filósofos, uma questão ética. Peter Singer acaba de publicar em parceria com Jim Mason, o livro The Way We Eat - Why Our Food Choices Matter (Como Nos Alimentamos - Por Que Nossas Escolhas Alimentares Importam). "Estresse na fazenda” é o artigo publicado originalmente no The Guardian e reproduzido pelo jornal Folha de S.Paulo, 03-12-06. Confira nas Notícias Diárias em 04-12-2006.

Como nos alimentamos – por que nossas escolhas alimentares importam.

Reproduzimos uma entrevista com filósofo e professor de bioética Peter Singer. Peter Singer é autor – em parceria com Jim Mason - do livro The Way We Eat - Why Our Food Choices Matter (Como Nos Alimentamos - Por Que Nossas Escolhas Alimentares Importam – sem tradução para o português). O livro aborda o tema da ética alimentar e defende que sejam aplicados cinco princípios éticos para uma escolha consciente na hora das refeições: transparência, equilíbrio, humanidade, responsabilidade social e necessidade. Ele concedeu uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, 03-12-06. Confira nas Notícias Diárias em 04-12-2006. Sobre Peter Singer conferir a edição da IHU On-Line 191.