Edição 488 | 04 Julho 2016

Destaques On-Line

Entrevistas publicadas entre os dias 27-06-2016 e 04-07-2016 no sítio do IHU

'Pensar que o ajuste fiscal exige a redução dos programas sociais é um erro'.

Entrevista especial com Rodolfo Hoffmann

Publicada em 01-07-2016

O aumento do desemprego no Brasil não é mais “apenas” um “risco” a ser evitado, ao contrário, o “aumento do desemprego, a redução da renda média, aumento da pobreza e da desigualdade já são fatos observados”, adverte Rodolfo Hoffmann à IHU On-Line, ao comentar os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em relação ao aumento de desocupações no país.

Vegetação de Cerrado de 7 mil anos corre risco de extinção.

Entrevista com Mauro Parolin, professor da Universidade Estadual do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá.

Publicada em 30-06-2016

Os 102 quilômetros quadrados de vegetação de Cerrado registrados no município de Campo Mourão, no Paraná, em 1940, já foram reduzidos a 13 mil metros quadrados e continuam sendo “paulatinamente reduzidos”, de tal modo que hoje a região tem a “menor área de Cerrado preservada no Brasil”, totalizando a extensão de uma quadra, e no município como um todo existem apenas 32 espécies de barbatimão, uma planta usada para fins medicinais, e 250 de butiá, diz Mauro Parolin à IHU On-Line. Coordenador do Laboratório de Estudos Paleoambientais da Fecilcam – Lepafe, da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – Fecilcam, o geógrafo desenvolve um estudo que demonstra a existência, no passado, de uma grande extensão de Cerrado no Paraná.

Erosão marinha na costa brasileira: depois da falta de prioridade, busca-se às pressas fazer qualquer tipo de intervenção na falésia do Cabo Branco

Entrevista com Williams Guimarães, mestre em Geodinâmica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e professor da Faculdade Internacional da Paraíba.

Publicada em 29-06-2016

No último século, o nível do mar subiu entre 10 e 20 cm, o que caracteriza cerca de 1 a 2 mm por ano. Embora se trate de um “ciclo natural”, a elevação dos últimos anos também está relacionada à “expansão térmica dos oceanos, ocasionada pelo aquecimento global”, e os impactos dessa elevação “variam muito em função da configuração do tipo de cada costa”, diz Williams Guimarães em entrevista por e-mail à IHU On-Line. Segundo o geógrafo, a subida do nível do mar “é uma das várias causas que acelera o processo erosivo costeiro e pode permitir à costa retornar para um cenário semelhante ao fim da última glaciação, que ocorreu há aproximadamente 11.000 anos”.

A reprimarização da economia brasileira e a PEC 65: um retrocesso que nos leva de volta à década de 1970

Entrevista com Eduardo Luis Ruppenthal, biólogo e mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professor da rede pública estadual.

Publicada em 28-06-2016

Se aprovada, a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 65 irá “afetar” a atual legislação de licenciamento ambiental brasileira, ao permitir que obras sejam realizadas “apenas com a apresentação de estudos iniciais pela própria empresa, sem o cumprimento das demais etapas”, adverte Eduardo Ruppenthal à IHU On-Line. Atualmente, o licenciamento ambiental é determinado em três etapas: a Licença Prévia – PL, a Licença de Instalação – LI e, por fim, a Licença de Operação – OP, mas “a PEC 65 propõe a extinção das duas últimas etapas, eliminando uma série de prerrogativas fundamentais e importantes no que diz respeito a direitos ambientais e sociais, principalmente daqueles que são atingidos pela obra”, explica.

Plano Macri: ajuste econômico com massiva transferência de recursos para setores da economia concentrada

Entrevista com Washington Uranga, jornalista argentino, professor e pesquisador de comunicação e colunista do jornal Pagina 12, de Buenos Aires.

Publicada em 27-06-2016

A divulgação recente do caso de corrupção envolvendo José López, ex-secretário do Governo de Cristina Kirchner, acirrou ainda mais os ânimos e o momento de turbulência política que a Argentina está atravessando. Cenário que é agravado pela crise econômica do país, que já enfrenta um índice de inflação que chega aos 42% e uma massa de desempregados que, segundo dados do governo argentino, está entre 25 e 30 mil pessoas, mas que para as organizações sindicais já alcança os 150 mil. Conforme ressalta, em entrevista por telefone à IHU On-Line, Washington Uranga, a discrepância nos índices é uma das dificuldades de se trabalhar com dados na Argentina, pois “há poucas estatísticas econômicas confiáveis, então cada número que se coloca no debate é passível de questionamento, principalmente político”, explica. A entrevista com Uranga, tem relação direta com outra a entrevista “A luta de Bergoglio contra a economia que mata e suas tensões na Argentina”, concedida por Eduardo de la Serna à IHU On-Line, publicada nas Notícias do dia de 23-06-2016.