Edição 487 | 13 Junho 2016

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line
A medicalização da vida. A autonomia em risco

As tecnociências e a modelagem da vida 

Edição 456 - Ano XIV – 20.10.2014

Por ocasião do XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, realizado entre os dias 21 a 23 de outubro de 2014, a edição 456 da IHU On-Line debate alguns dos impactos da tecnociência contemporânea. Contribuem na discussão alguns dos pesquisadores nacionais e internacionais que participaram do evento como Nikolas Rose, Jesús Conill, Flavia Costa, Luis David Castiel, Anna Quintanas Feixas, Alberto Cupani, Virgínia Chaitin e Luiz Mazzei, Halina Leal e Miguel Ângelo Flach, Irene Machado, Luiz Henrique Lacerda Abrahão e Jennifer Prah Ruger.

 

A medicalização da vida. A autonomia em risco

Edição 420 - Ano XIII - 27.05.2013

Os intensos e fecundos debates propiciados pelo I Seminário em preparação ao XIV Simpósio Internacional IHU Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, suscitou o tema principal da revista IHU On-Line número 420. O tema é debatido por profissionais e pesquisadores tanto da área da saúde como também de outros campos do conhecimento. Contribuem para a discussão Charles Tesser, Luis David Castiel, Fábio Alexandre Moraes, José Roque Junges, Maria Stephanou, Ricardo Teixeira, Sandra Caponi e Rosangela Barbiani.

 

O Pós-humano 

Edição 200 - Ano VI - 16.10.2006

“O pós-humanismo é o contrário da auto-referência, é a celebração da hibridação, é a consciência de que o homem não apenas não é a medida do mundo, mas não é nem mesmo a medida de si mesmo”, afirma Roberto Marchesini, estudioso de ciências biológicas e de epistemologia, em entrevista publicada no número 200 da revista IHU On-Line. Contribuem para a edição Roberto Manchesini, Elena Pulcini, Roberto Mancini, Marc Jongen, Marcello Buiatti, Claudio Tugnoli, Rèmi Brague e Mario Novello.■

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição