Edição 486 | 30 Mai 2016

Cuidado da Criação e Justiça Ecológico-Climática. Uma perspectiva teológica e ecumênica

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos Teologia Pública, em sua 109ª edição, traz o artigo Cuidado da Criação e Justiça Ecológico-Climática. Uma perspectiva teológica e ecumênica de Guillermo Kerber, doutor em Ciências da Religião, coordenador do Programa “Criação e Justiça Climática” - World Council of Churches(WCC) e professor no Atelier Oecuménique de Théologie (AOT).

No texto, o autor destaca que “a encíclica Laudato si’ sobre o cuidado da casa comum, do Papa Francisco, chamou a atenção de um público amplo, muito além da Igreja Católica. A mídia e os atores políticos reagiram a ela, assim como líderes ecumênicos, particularmente o Secretário-Geral do Conselho Mundial de Igrejas (do qual a Igreja Católica não é membro) e Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico, que é citado na encíclica. Este artigo explora reflexões teológicas ecumênicas anteriores, examinando o que algumas Conferências Regionais de Igrejas disseram sobre o meio ambiente e o clima, expõe a perspectiva do Patriarca Ecumênico sobre o tema e sistematiza dois conceitos principais: a dimensão da integridade da criação e da justiça na crise ambiental. Ele conclui mostrando o aspecto espiritual do cuidado da criação e desenvolvendo o que a metanoia (conversão) significaria em vários níveis”.

 

Confira a íntegra do artigo em PDF.

 

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, através do sítio http://ihu.unisinos.br/cadernos-ihu-teologia ou solicitados pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Informações pelo telefone (51) 3590 8467.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição