Edição 485 | 16 Mai 2016

Brasil: A dialética da dissimulação

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 239ª edição, publica o artigo de Fábio Konder Comparato, Professor Emérito da Universidade de São Paulo - USP
Brasil: A dialética da dissimulação, de Fábio Konder Comparato

Em obra primorosa, a Dialética da Colonização, o Professor Alfredo Bosi focalizou o caráter intrinsecamente contraditório do processo colonizador do Brasil. Inspirado nessa visão metodológica, o Fábio Konder Comparato ressalta no artigo outra oposição entre aparência e realidade, formando uma unidade dialética: o caráter fundamentalmente dissimulado dos nossos grupos sociais dominantes, com fundas repercussões na vida social. Para ilustrar esse propósito e, concomitantemente, prestar homenagem a um dos melhores comentadores da literatura brasileira, Comparato recorre neste trabalho a citações de obras de um dos maiores literatos brasileiros, notadamente Machado de Assis.

O artigo completo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.