Edição 485 | 16 Mai 2016

O momento político nacional à luz da obra de Luiz Carlos Bresser-Pereira

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Leslie Chaves

Livro A Construção Política do Brasil foi sistematizado por Gilberto Antonio Faggion no primeiro encontro do I Ciclo de Estudos Modos de existência e a contemporaneidade em debate
Para Faggion, o livro traz uma “análise integrada da evolução da sociedade, da economia e da política brasileiras desde a Independência até a atualidade”

[Gilberto Faggion - Fotos Cristina Guerini (6)]

Na quinta-feira, 05-05-2016, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU, a apresentação e o debate sobre o livro abriram as sessões do I Ciclo de Estudos Modos de existência e a contemporaneidade em debate. Reflexões transdisciplinares à luz de diferentes obras. Saiba mais sobre o ciclo, que segue com sessões até 10 de novembro, em http://bit.ly/1VYoatE.

Para o professor Faggion, sintetizar a obra de Bresser-Pereira foi um “desafio, pois se trata de um trabalho complexo e detalhado que examina múltiplos aspectos da questão política brasileira”. Conforme sintetizou o professor, o livro traz uma “análise integrada da evolução da sociedade, da economia e da política brasileiras desde a Independência até a atualidade. Para Bresser-Pereira, a história reflete a ocorrência de coalizões de interesses entre classes sociais, que possibilitaram a formação de Estados-nação, o começo do capitalismo e da Revolução Industrial. Parte do pressuposto de que a revolução capitalista é o momento crucial de cada povo”, explica.

 

A reportagem completa foi publicada nas Notícias do Dia de 09-05-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição