Edição 483 | 18 Abril 2016

O trabalho nos frigoríficos: escravidão local e global?

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 238ª edição, publica o artigo de Leandro Inácio Walter, mestre em Psicologia Social e Institucional, especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e graduado em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Nesta reflexão, o autor busca estabelecer a associação entre a realidade já existente em nos frigoríficos do país e o recente fenômeno da mobilidade humana, cujos migrantes oriundos de além-mar ou do próprio continente sul-americano chegam no intuito de buscar melhor sorte em terras brasileiras. Nesta perspectiva, lança-se sobre trabalhos já realizados acerca de frigoríficos, um panorama sobre a fiscalização no campo do trabalho por órgãos oficiais, dos processos sociais e subjetivos envolvidos no trabalho em frigoríficos, bem como considerações

sobre audiências públicas, entrevistas com sindicalistas da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul, membros do Comitê Estadual de Migração e coordenação da organização da sociedade civil CIBAI-Migrações.

 

Lei o artigo completo em PDF. 

 

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição