Edição 483 | 18 Abril 2016

Reconhecer a natureza presente nos caminhos do cotidiano

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Leslie Chaves

Caminhada ecológica proporciona um momento para explorar com diferentes olhares e sentidos os espaços de trabalho e estudo diários

No próximo dia 28-04-2016 será promovido o Encontro de educação ambiental e caminhada ecológica no campus São Leopoldo da Unisinos. “Testemunhas da fauna e da flora nativa do Campus” é o título da atividade que integra o Ciclo O cuidado de nossa Casa Comum, extensa programação promovida de 10-03-2016 a 03-05-2016 pelo Instituto Humanitas Unisinos para marcar o período da Páscoa.  

De acordo com a professora Cristiane Fensterseifer Brodbeck, que coordenará a atividade, “é necessário nos situarmos em uma mesma árvore genealógica com os outros seres que habitam a Terra. Somos somente uma entre as demais espécies. Precisamos compreender melhor nossa relação de dependência com os demais seres vivos, bem como dos elementos não vivos (ar, água, solo, luz solar). Dessa forma se faz imprescindível nos apropriarmos dos espaços que habitamos, começando pelos ambientes mais próximos: nossa casa, nosso ambiente de trabalho e estudo, nossa comunidade, nosso bairro e assim sucessivamente”. 

Para a professora, o formato do evento é muito importante para despertar nos participantes outras perspectivas no sentido de integração com a natureza. “Entendemos que para que haja essa (re)aproximação (ser humano/natureza) seja necessário desenvolver as habilidades de detectar e propor soluções para os problemas ambientais. Utilizamos as trilhas como recurso para o desenvolvimento de um novo olhar, um “olhar ambiental” que problematize sobre o ambiente e que seja capaz de propor ações, buscando solucionar as questões ambientais e/ou minimizar os impactos da ação humana”, explica.

O Encontro de Educação Ambiental e caminhada ecológica tem como ponto de partida o Instituto Humanitas Unisinos – IHU e acontece das 14h30min às 17h, percorrendo o campus da universidade.

Cristiane Fensterseifer Brodbeck é graduada em Ciências Biológicas pela Unisinos, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG. É doutora em Educação pela Unisinos, onde atualmente leciona e coordena o Grupo de Educação Ambiental, e também é professora titular da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.■

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição