Edição 480 | 07 Março 2016

Economias Biopolíticas da Dívida

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 236ª edição, publica o artigo de Michael A. Peters, doutor em Filosofia da Educação pela University of Auckland, Nova Zelândia, professor na Universidade de Waikato, professor emérito na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, professor Adjunto na Escola de Arte, Royal Melbourne Institute of Technology – RMIT e na Escola de Estudos Estrangeiros da Universidade de Guangzhou.

O artigo aborda a questão e a moral da dívida, que vieram à tona em uma variedade de áreas – antropologia, economia, filosofia, finanças – como base para uma investigação sobre o fenômeno da “economia da dívida” e as novas configurações do "capitalismo da dívida" como uma expressão de inúmeros termos relacionados, os quais sinalizam a mudança para a cultura da finança: globalização, financeirização, neoliberalismo e o próprio capitalismo financeiro.

Nessa mudança para a dívida como um modo de vida, Nietzsche tem uma recém-descoberta relevância, especialmente na compreensão do que Balibar chama de novas “modalidades de subjetivação” associadas a uma “economia geral (e sociedade) da dívida”, ou seja, a dívida como um instrumento ou mecanismo para o governo da subjetividade que funciona à margem do dinheiro, poder, economia e moral.

Estas e outras edições dos Cadernos IHU ideias têm suas versões digitais disponíveis no sitio do IHU, e também podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.