Edição 479 | 21 Dezembro 2015

Misericórdia, Amor, Bondade. A Misericórdia que Deus quer

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos Teologia Pública, em sua 105ª edição, traz o artigo A Misericórdia, Amor, Bondade. A Misericórdia que Deus quer de Ney Brasil Pereira, professor emérito de Teologia na Faculdade Católica de Santa Catarina - FACASC.

O artigo, em consonância com a proclamação do Jubileu da Misericórdia pelo Papa Francisco, visa aprofundar o conceito de “misericórdia” na tradição bíblica, verificando alguns dos textos em que o termo ocorre, tanto no Antigo como no Novo Testamento. Primeiro, verifica o problema semântico dos termos bíblicos que designam a misericórdia, especialmente o hebraico hesed e o grego éleos. A seguir, comenta o lugar que ocupa hesed em Oseias, por causa da importância capital de dois de seus textos, especialmente Os 6,6, passagem retomada duas vezes por Jesus. A seguir, repassa as incidências de éleos no Novo Testamento. Com esses passos esperamos, ao concluir, ter lançado um pouco de luz sobre “o euangélion – a alegre notícia – da misericórdia”, atendendo, quanto nos for possível, à indicação do papa Francisco.

A versão digital está disponível. 

Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitados pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone (51) 3590 8467.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição