Edição 478 | 30 Novembro 2015

A reformulação da relação entre a vida e a regra franciscana

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Márcia Junges e Leslie Chaves

Noeli Rossatto analisa a obra de Joaquim de Fiori, mais precisamente a relação do franciscanismo com o joaquimismo

As reflexões filosóficas do abade italiano Joaquim de Fiore, que viveu na segunda metade do século XII, permanecem presentes até hoje. Conforme aponta o filósofo Noeli Dutra Rossatto em entrevista por e-mail à IHU On-Line, o religioso construiu o sistema hermenêutico de maior influência na história medieval, dotado de um instigante núcleo profético e apocalíptico.

Marcadas por questionar as concepções religiosas e éticas vigentes na época, as ideias de Fiore reafirmam o modo de vida monástico, em oposição à escolástica. Tal posicionamento foi um dos fundamentos das concepções da ordem franciscana, considerada por seus integrantes como a consolidação de uma das profecias do abade. “A interpretação joaquimita da história indicava o fim do segundo estado, protagonizado pelo clero e a Igreja de Cristo, na quadragésima segunda geração a contar de Jesus homem, ou seja, nas gerações que terminam em 1260. Este mesmo ano marcaria o período de frutificação da nova ordem monástica, que seria conduzida pelos homens espirituais do terceiro estado. Muitos franciscanos vão logo associar os prognósticos joaquimitas a Francisco de Assis”, explica o filósofo. 

Ao longo da entrevista, Rossatto faz um resgate das contribuições mais importantes de Joaquim Fiore e do caráter heterodoxo e reformista de sua obra, que, segundo o filósofo, tem uma relevante contribuição na formação histórica e cultural brasileira. “À primeira vista, Joaquim de Fiore é um autor desconhecido e bastante distante de nosso imaginário. No entanto, um pequeno retrocesso histórico nos mostrará o contrário. Não só a narrativa fundadora do Brasil está ligada aos franciscanos, como indica a primeira missa rezada por um frei, mas uma das matrizes formadoras da cultura luso-brasileira está ancorada nesta tradição. Os espirituais franciscanos e as ideias joaquimitas estão presentes na consolidação da nascente monarquia portuguesa, no imaginário dos descobrimentos e até hoje se conservam no simbolismo das populares Festas do Divino Espírito Santo”, frisa.

Noeli Dutra Rossatto é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição - FAFIMC e em Teologia pela Escola do Evangelho Diocese de Goiás. Tem especialização em História Geral pela Fundação Brasileira de Educação - FUBRAE, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e doutorado em História da Filosofia (Medieval) pela Universidade de Barcelona - UB, na Espanha. Atualmente é coordenador e professor do Departamento de Filosofia da UFSM, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação. Entre suas publicações destacam-se La hermenéutica medieval: un estudio desde Joaquín de Fiore (Saarbrucken: Lap Lambert Academic Publishing-Eae, 2011), Joaquim de Fiore: Trindade e Nova Era (Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004) e El círculo trinitario: la construcción del conocimiento y la historia en Joaquín de Fiore (Barcelona: Publicacions Universitat de Barcelona, 2001).

Confira a entrevista.

IHU On-Line - Quem foi Joaquim de Fiore? 

Noeli Dutra Rossatto - Joaquim de Fiore (1135-1202) foi um monge cisterciense  que viveu na Calábria (San Giovanni in Fiore, Itália) da segunda metade do século XII. Desde cedo, o já abade  da então poderosa ordem monástica medieval vai alimentar a fama de profeta. Antes de escrever sua obra, será convidado pelo próprio Papa Lúcio III para interpretar um obscuro texto profético, que talvez seja um oráculo sibilino . Pouco depois, em um episódio mais conhecido, terá um encontro com o monarca Ricardo Coração de Leão , desejoso de saber sobre o êxito da Quarta Cruzada . E é com o intuito de escrever sua obra profética, mediante um novo método de interpretar as escrituras bíblicas, que Joaquim pede e recebe a autorização sucessiva de três papas. O mesmo Papa Lúcio III, bastante impressionado com a originalidade de seu método, concede-lhe a autorização para escrever (licentia scribendi) sua obra, a qual será renovada por outros dois papas — Urbano III em 1186 e Clemente III em 1188. Os principais textos por ele escritos são: O saltério de dez cordas, em que trata a teoria trinitária; A concórdia entre o Novo e o Antigo Testamento, que traz sua hermenêutica por concórdia; A exposição ao Apocalipse, em que aplica sua hermenêutica à história. No final da Idade Média Joaquim figura na Divina comédia de Dante Alighieri como o “calabrese abate Giovacchino, di spirito profetico dotato” (Paraíso, XII, 140-41). Entre 1519 e 1527, sua obra será editada em Veneza, juntamente com outros textos proféticos. A historiografia mais recente vai discutir a ortodoxia ou heterodoxia de seus escritos, bem como a sua posteridade espiritual. 

IHU On-Line - Em qual contexto se dá a fundação do movimento heterodoxo cujos seguidores eram chamados joaquimitas? 

Noeli Dutra Rossatto - Apesar de Joaquim de Fiore, ainda em vida, romper com a ordem cisterciense, fundando a ordem florense , por entender que aquela se havia desviado da verdadeira vida monástica, não será daí que provém a marca da heterodoxia. Dois episódios parecem ter determinado a associação de sua doutrina com os movimentos heterodoxos. O primeiro é a condenação da teoria trinitária no IV Concílio Lateranense de 1215 , logo depois de sua morte. O papa já não era mais um monge, nem um cisterciense como Lúcio III, mas um jovem conde italiano (Lotário de Segni), que adotou o nome de Inocêncio III. Além disso, o novo papa era um representante da escolástica , que tivera entre seus mestres Pedro Lombardo. E é justamente a doutrina trinitária, contida no Livro das sentenças de Lombardo, depois transformado numa espécie de catecismo da escolástica, o motivo da condenação de sua doutrina trinitária por triteísmo. O abade havia acusado o magister de ter incidido na heresia quaternarista. O que estava em jogo aqui não é só a condenação de uma doutrina trinitária, mas a própria rejeição do antigo modo de vida monástico, que aos poucos dará lugar ao novo modus vivendi da escolástica. 

O segundo episódio já envolve os franciscanos. Estamos próximos ao ano 1260, que é um ano paradigmático para os joaquimitas, especialmente para os espirituais franciscanos. Trata-se da condenação de um livro, a Introdução ao Evangelho eterno, e de seu autor, o jovem estudante da Universidade de Paris Geraldo de Borgo, por uma Comissão eclesiástica reunida por dois anos em Anagni (de 1255-56). Após analisar o texto de Geraldo e a totalidade da obra de Joaquim, a comissão pedirá a condenação de ambos por heresia. A condenação recai sobre o jovem franciscano que terá seu texto queimado e ficará pelo resto da vida nas prisões eclesiásticas. O legado joaquimita está outra vez maculado pela marca da heterodoxia. Neste momento, ainda está em franca disputa o modo de vida monástico, reassumido especialmente pelos frades franciscanos, e o modo de vida escolástico, incorporado pelo clero secular e por algumas das novas ordens religiosas, como é o caso da dominicana. 

IHU On-Line - Por que autores como Norman Cohn apontam Joaquim de Fiore como o inventor do sistema profético de maior influência na Europa até a aparição do marxismo? 

Noeli Dutra Rossatto - Norman Cohn escreveu seu famoso livro Na senda do milênio. Revolucionários milenaristas e anarquistas místicos da Idade Média (Lisboa: Editorial Presença, 1981) em 1957, período da Guerra Fria em que se procura explicar o fenômeno do totalitarismo europeu. O marxismo será apontado como uma das filosofias da história que está na base do totalitarismo, sobretudo o soviético. Uma das teses de Cohn é que os movimentos milenaristas e proféticos medievais, bem como os posteriores, se derivam do pensamento joaquimita e, por sua vez, deságuam no marxismo. Não obstante, hoje se sabe que Joaquim não é propriamente um milenarista. Tampouco seu sistema profético afiança uma leitura mecanicista, como aquela realizada com base nas modernas teorias da história. De qualquer modo, Joaquim de Fiore é de fato o autor que criou o sistema hermenêutico de maior influência no medievo, e que tal sistema tem um contagiante núcleo profético e apocalíptico. É ele que consegue em grande medida reconstruir as antigas estratégias de leitura da história (lectio historiae) da tradição já em desuso. Também, em suas mãos, a exegese alexandrina, que pecava por um excesso de alegorismo, e a exegese histórico-literal da Escola de Antioquia — e inclusive a da Escola monástica —, que não avançava a interpretação da história para além do tipo-Cristo, vão ser renovadas, permitindo uma nova leitura da história da humanidade. 

Além disso, Joaquim propõe o novo método que possibilita a compreensão espiritual por concórdia; e que promete decifrar o âmago da própria história, tal como Deus a escreveu. Deste modo, a hermenêutica joaquimita não só substitui a leitura agostiniana da história, já em crise por volta do primeiro milênio cristão, senão que é uma forte alternativa frente às correntes teóricas que se voltavam naqueles dias para o estudo da natureza (ratio physica da Escola de Chartres), e à própria escolástica que fragmenta a narrativa histórica em função das quaestiones disputatae. Depois do milênio, a proposta joaquimita se apresenta como a mais convincente alternativa de leitura da história. 

Desta perspectiva, o déficit de racionalidade histórica suprido pelo joaquimismo na Idade Média poderá ser equiparado com aquele mais tarde trazido por Hegel e Marx. Outra explicação decorre do modo de produzir conhecimento filosófico no decorrer do século XX, sobretudo no campo da História da Filosofia Medieval. Em consequência do forte domínio da neoescolástica e de setores católicos conservadores nos estudos medievais, Joaquim de Fiore é posto de lado. As poucas vezes em que figura nos estudos medievais será como exemplo de pensamento heterodoxo. O mesmo acontece com a historiografia joaquimita do século XX. A ligação com a heterodoxia, a rebeldia, o anarquismo, o protestantismo e o marxismo será quase natural. Joaquim se torna naturalmente um reformista, um marxista, um revolucionário avant la lettre. Muitos são os exemplos disso. Ernesto Buonaiuti, autor de Gioacchino da Fiore. I tempi, la vita, il messagio, é um sacerdote católico que foi excomungado por Pio X em 1925 ao abjurar o fascismo. O jesuíta francês Henri de Lubac, eleito cardeal em idade avançada — e que publicou, entre 1979 e 1981, os dois famosos estudos intitulados A posteridade espiritual de Joaquim de Fiore (Tomo I: De Joaquim de Fiore a Schelling; Tomo II: De Saint-Simon aos nossos dias) —, havia sido censurado por Pio XII pela publicação de Surnaturel (1946). Importantes estudos sobre o joaquimismo, como os do professor da Universidade Protestante de Genebra Henry Mottu, os da professora de Oxford Marjorie Reeves e os do próprio Norman Cohn, por diferentes vias, se enquadram nesta mesma corrente. Ao lado disso, outros estudos que fazem referência ao joaquimismo foram produzidos por autores declaradamente marxistas, como é o caso de Henri Lefebvre, em Hegel, Marx e Nietzsche ou o reino das sombras (Lisboa: Editora Ulisseia, 1976), de 1975.        

IHU On-Line - Como podemos compreender sua concepção de história da humanidade e suas três fases? 

Noeli Dutra Rossatto - De acordo com a imagem da Trindade, Joaquim entende que a história da humanidade está dividida em três estados (status). O primeiro pertence ao Pai, o segundo ao Filho e o terceiro ao Espírito Santo. Conforme as propriedades atribuídas a cada uma das pessoas da Trindade, o primeiro estado é um período de obediência servil, o segundo de obediência filial e o terceiro de plena liberdade espiritual. A letra do primeiro estado é o Antigo Testamento; a do segundo, o Novo Testamento; e a do terceiro o Evangelho eterno, que é um testamento sem letra. O primeiro estado foi dos casados (ordo coniugatorum), o segundo é dos clérigos (ordo clericorum) e o terceiro será dos monges (ordo monachorum). Cada um dos estados está dividido por três períodos de 21 gerações, a saber: germinação, frutificação e consumação. O conjunto de duas gerações de trinta anos resulta no número 1260. 

O primeiro estado já havia se realizado em sua totalidade nos tempos de Joaquim; o segundo estava em seu período de consumação; e o terceiro começaria a produzir frutos 42 gerações depois da encarnação de Jesus, ou seja, por volta do ano 1260. A figura da Trindade, que é a mesma da história, está composta por três círculos entrelaçados. Assim, entrelaçando dois conjuntos dos nove subconjuntos de 21 gerações, teremos a totalidade da história da humanidade, subdividida por sete idades do mundo, conforme propunha Agostinho em seu De civitate Dei. 

IHU On-Line - Em que aspectos Joaquim de Fiore vai ao encontro da observância mais estrita da regra franciscana? 

Noeli Dutra Rossatto - É preciso ter presente que a consolidação do franciscanismo dos primeiros tempos se dá com base no pensamento joaquimita. Francisco de Assis não escreveu nenhum tratado filosófico. Não só os franciscanos mais radicais, como é o caso de espirituais como Hugo de Digne, João de Parma, Ângelo Clareno, Ubertino de Casale e Pedro João Olive, mas também os mais moderados, como Boaventura de Bagnoregio, interpretam a vida de Francisco e a fundação da ordem como a realização de uma profecia joaquimita. A interpretação joaquimita da história indicava o fim do segundo estado, protagonizado pelo clero e a Igreja de Cristo, na quadragésima segunda geração a contar de Jesus homem, ou seja, nas gerações que terminam em 1260. Este mesmo ano marcaria o período de frutificação da nova ordem monástica (ordo monachorum), que seria conduzida pelos homens espirituais (viri spiritualis) do terceiro estado. Muitos franciscanos vão logo associar os prognósticos joaquimitas a Francisco de Assis. Um dos que temos registro é Geraldo de Borgo. Ele talvez seja o primeiro a vincular a profecia joaquimita dos três grandes homens a Francisco de Assis. 

Segundo Joaquim, no início do período de frutificação do terceiro estado apareceriam três grandes homens (tres magnus viri), assim como haviam surgido Abraão, Isaac e Jacó no início do primeiro, e Zacarias, João Batista e Jesus no segundo. Os três grandes homens do terceiro estado haviam sido indicados de forma cifrada por Joaquim com base na leitura dos textos apocalípticos: viria um homem vestido de linho, um anjo com a foice afiada e outro com o selo de Deus vivo. Geraldo não só decifra este enigma, senão que o aplica à história de seu tempo: o primeiro homem era Joaquim de Fiore; o segundo, São Domingos, fundador da ordem dominicana; e o terceiro, Francisco de Assis, fundador de sua ordem. 

Logo em seguida, Boaventura reafirma os dois últimos membros da profecia joaquimita. E mais, trará alguns indícios que provam o cumprimento da profecia em Francisco. Ele assinava e selava suas cartas com a letra tau (τ), até hoje ostentada no hábito franciscano, que é a marca do Deus vivo, segundo o profeta Ezequiel. Outro indício é que ele recebera em sua própria carne os estigmas de Cristo crucificado. Assim, a cruciforme letra tau, os estigmas e a cruz são três significantes que indicam um só significado: o sinal do Deus vivente. Deste modo, a relação do franciscanismo com o joaquimismo contribui não só para a explicação da própria figura de Francisco e do lugar histórico da ordem por ele fundada, senão que também na reformulação da relação entre a vida e a regra franciscana. 

IHU On-Line - Em que medida os franciscanos e joaquimitas propunham uma nova forma-de-vida, na perspectiva das pesquisas desenvolvidas por Giorgio Agamben em Altíssima Pobreza, por exemplo? 

Noeli Dutra Rossatto - Três aspectos parecem estreitar a relação entre joaquimismo e franciscanismo nos estudos de Agamben. O primeiro é que, em Altíssima pobreza (São Paulo: Boitempo, 2014), ele resgata o modelo de vida monástica, sobretudo o franciscano, como contraponto à sociedade atual. Resgata, com efeito, a possibilidade de uma forma-de-vida não subjugada à regra, à lei ou ao officium. O segundo aspecto reside no conceito de uso pobre (usus pauper) dos franciscanos; ele encontra aí uma das alternativas para o uso adequado dos corpos e do mundo no sentido de uma biopolítica positiva. O terceiro aspecto, que adquire uma abrangência maior, baliza a separação entre dois paradigmas: o vigente na sociedade atual, que separa regra e vida, com origem na prática sacerdotal; e o advindo da tradição monástica, que não separaria estas duas instâncias. 

A forma-de-vida monástica serviria para articular de maneira adequada os polos: forma e vita, regula e vita, officium e vita. Na tradição medieval, os que separam regra e vida são os representantes do paradigma do ofício sacerdotal, o qual se ampara em Agostinho, Inocêncio III e Tomás de Aquino. Para eles, vale a tese de que o ofício exercido por um sacerdote será sempre válido, seja ele uma pessoa boa ou má. Assim, garante-se a supremacia do ato operado frente ao ato operativo, ou seja: mesmo que o operador seja imundo, o ato operado (ofício) será sempre limpo. Esta prática persistirá nas instituições atuais. 

IHU On-Line - Em que sentido a fuga e a resistência são elementos importantes nessa construção de uma nova forma-de-vida por tais ordens? 

Noeli Dutra Rossatto - A fuga do mundo e a resistência estão no centro das motivações da prática monástica. Marcam a ruptura com o mundo, seus valores e práticas vigentes. Era comum nas ordens monásticas — e muitas delas ainda conservam — a mudança do próprio nome do indivíduo que ingressava no mosteiro. O abandono do mundo, resistindo às suas tentações, implicava o abandono da própria identidade pessoal. 

IHU On-Line - A partir dessas formas de vida, em que medida se delineia uma perspectiva ética em Agamben? 

Noeli Dutra Rossatto - A separação entre forma e vida ou ofício e vida nas esferas política, jurídica e burocrática, por exemplo, traz graves consequências éticas. Entre outras coisas, institucionaliza-se a corrupção, a injustiça, o mal e a indiferença. Se não importa a moralidade do agente, daí resulta, por exemplo, que a lei feita por indivíduos corruptos sempre será legítima. O julgamento realizado por magistrados indignos sempre será imparcial. O encaminhamento dado por burocratas impiedosos será isento de culpabilidade. Diferente disso é resgatar o paradigma em que um monge indigno não poderá mais ser considerado monge. A ética pública e a ética privada estariam intrinsecamente implicadas. De outro modo, reafirmar-se-ia a cisão entre a ação e o agente, de acordo com a tese contemporânea da neutralidade moral.

IHU On-Line - À luz da forma-de-vida dos franciscanos, em que sentido se pode compreender a tentativa franciscana de viver para além do direito, com a recusa à propriedade que resultou no decreto pontifício de João XXII? 

Noeli Dutra Rossatto - Para os franciscanos do século XIII, especialmente os franciscanos, como quer com razão Agamben, a recusa à propriedade está vinculada estritamente a uma possibilidade de viver para além do direito, no sentido de que a vida não pode ser subjugada à lei. Mesmo assim, a vida não produz a regra, gerando um vazio jurídico. É por isso que, desde suas origens, o franciscanismo terá problemas com relação à formulação de uma regra. E os problemas não serão apenas concernentes às exigências eclesiásticas, senão que com relação aos próprios termos das regras da tradição monástica. Francisco será o primeiro a hesitar a respeito de propor uma regra. A novidade que ele introduz, como destaca Agamben, é o princípio de que a regra franciscana é a própria vida de Cristo. Porém, isso não basta para acalmar os nervos da instituição eclesiástica. A origem dos conhecidos problemas com a regra franciscana, aprovada (bulata) e a não aprovada (non bulata) por bula papal, reside aí. Não obstante, a novidade não é só essa. Há outra que reside na releitura da fórmula vita vel regula (vida ou regra). A novidade está na introdução do et (e) em lugar do vel (ou), indicando a tensão recíproca ou a unidade disjuntiva dos sintagmas vita e regula. Significa dizer em suma: a vida dos franciscanos não difere da regra e a regra não difere da vida. É isso que, em suma, abrirá as portas para a possibilidade de viver fora das amarras jurídicas. E tal prática estaria centrada na vivência da virtude básica do franciscanismo: a pobreza. O franciscano não só abdica a todo direito de propriedade, senão que ao próprio uso. Faria um uso pobre dos bens pertencentes, por direito, à Igreja. O uso pobre foi aceito tanto pelos franciscanos mais radicais, como Hugo de Digne ou Pedro João Olive, quanto pelos mais moderados, como Boaventura. Também terá a aprovação do Papa Nicolau III. No entanto, seu sucessor, João XXII, revogará tal dispositivo jurídico. Para ele, é impossível separar a propriedade de seu uso. Com isso, cai por terra a possibilidade de viver a virtude mais alta do franciscanismo: a pobreza.

IHU On-Line - Em que medida o uso, e não a propriedade das coisas, inspira outra concepção política em nosso tempo? 

Noeli Dutra Rossatto - Na medida em que implica no abandono da posse das coisas (e das pessoas), contrariando a mentalidade e a prática vigente em nossa sociedade. Se o que importa não é mais a apropriação, é possível que muitos de nossos políticos não tenham mais interesse em ocupar cargos públicos. Também na medida em que o uso implica na abdicação do direito de propriedade, escapa-se assim ao imperialismo jurídico atual, que virou uma escolástica da justificação. Porém, o aspecto principal diz respeito a que o viver sem propriedades assinalaria uma nova forma de vida política. 

IHU On-Line - No contexto do monacato cristão, quais são os limites da pesquisa de Agamben?

Noeli Dutra Rossatto - Da perspectiva de Joaquim de Fiore, permanece uma questão central. Mesmo admitindo que os franciscanos, e o próprio Francisco, consigam guardar certa coerência com a proposta joaquimita ao viverem conforme a vida de Cristo, cabe perguntar a respeito do que seria viver em sintonia com a vida do espírito. Para Joaquim, a vida de Cristo e o seu evangelho seriam superados com o advento do terceiro estado espiritual. Além disso, a respeito do uso pobre, mesmo que ele fosse vivido rigorosamente pelos franciscanos ao longo da história, um espiritual franciscano sempre teria a questão a respeito de como a vivência da pobreza gerou tanta posse, tanta riqueza, tanta propriedade. Para um franciscano conventual talvez fosse suficiente responder que os franciscanos nunca possuíram bens, apenas fizeram um uso pobre dos mesmos. 

IHU On-Line - Gostaria de acrescentar algum aspecto não questionado?

Noeli Dutra Rossatto - Sim. Gostaria de dizer algo relacionado à nossa cultura. À primeira vista, Joaquim de Fiore é um autor desconhecido e bastante distante de nosso imaginário. No entanto, um pequeno retrocesso histórico nos mostrará o contrário. Não só a narrativa fundadora do Brasil está ligada aos franciscanos, como indica a primeira missa rezada por um frei, mas uma das matrizes formadoras da cultura luso-brasileira está ancorada nesta tradição. Os espirituais franciscanos e as ideias joaquimitas estão presentes na consolidação da nascente monarquia portuguesa, no imaginário dos descobrimentos e até hoje se conservam no simbolismo das populares Festas do Divino Espírito Santo. Além disso, o jesuíta Antônio Vieira , que viveu no século XVII entre Brasil e Portugal, dará continuidade a essas ideias. E no decorrer do século passado, teremos a retomada desta mesma tradição em autores como Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Natália Correia. Esta última, unindo joaquimismo e feminismo, propõe, entre outras coisas, a instigante utopia da idade feminina do espírito.■

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição