Edição 476 | 03 Novembro 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
Canção: a palavra cantada

Canção: a palavra cantada

Edição 380 - Ano XI - 14.11.2011

É ao som de Milton Nascimento e Fernando Brant que a IHU On-Line desta semana traz como tema de capa a canção. A “palavra cantada” e a intensa relação entre música, literatura, cultura e sociedade é o assunto desta edição feita em parceria com Pedro Bustamante Teixeira, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários e Representações Culturais da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Contribuem nesta edição Alexandre Faria, Carlos Sandroni, Christopher Dunn, Luiz Augusto de Morais Tatit, Pedro Bustamante Teixeira, Santuza Cambraia Naves, Walter Garcia da Silveira Junior e Júlio Cesar Valladão Diniz.

 

Tropicalismo. O desejo de uma modernidade amorosa para o Brasil

Edição 411 - Ano XII - 10.12.2012

Um modo de ser nos trópicos, uma postura de vida, uma antropofagia que deglutiu a jovem guarda, a bossa nova e influências além-mar e regurgitou uma cultura nova e inquietante, embalada por guitarras elétricas e dissonâncias as mais diversas. Tudo isso e mais um pouco ajuda a compreendermos o que foi o movimento tropicalista, surgido em 1967 como expressão máxima de uma arte que não podia e nem queria mais ser a mesma. Os tempos eram outros, urgia o novo. Nem o peso das botas de um regime ditatorial poderia sufocá-la. Contudo, nem todos os pesquisadores que participam do debate proposto pela IHU On-Line desta semana concordam no caráter inovador e emblemático do tropicalismo. Contribuem para o debate Gilberto Felisberto Vasconcellos, Eduardo Guerreiro Brito Losso, André Monteiro, Celso Fernando Favaretto, Pedro Rogério, Pedro Bustamante Teixeira, Júlio Cesar Valladão Diniz, Armando Almeida e Frederico Oliveira Coelho.

 

João Simões Lopes Neto: força de literatura brasileira e latino-americana

Edição 73 – Ano III – 01.07.2003.

O tema de capa deste primeiro número do mês de setembro é dedicado a João Simões de Lopes Neto. Trata-se de um escritor gaúcho, que abriu caminho da invenção de uma linguagem típica como o fariam depois João Guimarães Rosa e o pernambucano João Cabral de Melo Neto, segundo preciosa observação de um dos estudiosos entrevistados nesta IHU On-Line. A relação que a professora Márcia Lopes Duarte estabelece entre J. Simões de Lopes Neto e Jorge Luis Borges é simplesmente fascinante. João Simões Lopes Neto é patrimônio da cultura brasileira e latino-americana.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição