Edição 476 | 03 Novembro 2015

Um olhar biopolítico sobre a bioética

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 229ª edição, publica o artigo “Um olhar biopolítico sobre a bioética”, de Anna Quintanas Feixas da Universidade de Girona, Espanha.

Nos últimos anos temos defendido a necessidade de cruzar a bioética com os estudos biopolíticos. A razão principal reside no fato de pensar que a bioética corre o risco de converter-se na “cara amável da biopolítica” se, de forma consciente ou não, seu quefazer contribuir para maquiar, esconder ou esfumar as relações de poder e as questões políticas que se produzem em torno do “bios”. Seguramente, este perigo tem causas que estão além da própria bioética, posto que parece ser uma tendência do nosso tempo abusar do ponto de vista ético-humanitário, de tal forma que a perspectiva política fica relegada ou esquecida.

A versão digital está disponível.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.