Edição 474 | 05 Outubro 2015

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
O Bóson de Higgs e a elegância invejável do Universo

Edição 405 – Ano XII – 22-10-2018

Estranho, belo, assimétrico, fértil e cada vez em mais acelerada expansão. Assim os cientistas entrevistados pela IHU On-Line desta semana se referiram ao Universo analisando o seu surgimento, bem como a recente confirmação da existência do Bóson de Higgs. Envolto em uma polêmica em função da duvidosa nomenclatura “Partícula Deus”, o Bóson inspirou a presente edição da revista, e trouxe ao debate as origens do cosmos, os grandes desafios da Física e mostrou que há muito mais perguntas do que respostas quando procuramos saber mais sobre o Universo.

Há vida fora da terra? As contribuições da exobiologia

Edição 172 - Ano VI – 20-03-2006

O tema de capa do número 172 da IHU On-Line inspirou-se no curso de extensão universitária “Vida Extraterrestre II: Ufologia, Ciência ou Pseudociência?”, promovido pela Unisinos em 2006. Com a assessoria do professor Luiz Augusto Leitão Silva, a edição discute assuntos abordados nesse curso de extensão e no “I Workshop de astrobiologia”, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ no mesmo ano. A astrobiologia ou exobiologia é um campo interdisciplinar que combina aspectos da astronomia, biologia e geologia, e que considera a origem da vida na Terra e em outros lugares. Além do professor da Unisinos Luiz Augusto Leitão Silva, contribuem para o debate David Grinspoon, Jorge Quillfeldt, Robert Zubrin, Gustavo Porto de Mello, Hélio Rocha Pinto, Emanuele Kuhn e Salvador Nogueira.

Einstein. 100 anos depois do Annus Mirabillis

Edição 135 – Ano IV – 04-04-2005

Em 1905, Albert Einstein, um jovem físico recém formado, funcionári odo escritório de patentes em Berna, publicou quatro trabalhos que tiveram um impacto formidável, não apenas na Física, mas também em todos os ramos do saber. Em 2005, celebramos o Ano Internacional da Física que comemora os 100 anos deste passo importante da humanidade na compreensão das leis que regem o nosso universo. A Unisinos celebrará o Annus Mirabillis de 16 a 19 de maio, realizando o Simpósio Internacional Terra Habitável: Um desafio para a humanidade.