Edição 474 | 05 Outubro 2015

Afonso Murad
O Vaticano II e a Escatologia Cristã

Cadernos Teologia Pública, em sua 100ª edição, traz o artigo O Vaticano II e a Escatologia Cristã. Ensaio a partir de leitura teológico-pastoral da Gaudium et Spes, de Afonso Murad, FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia).

O artigo visa mostrar a contribuição da Constituição Pastoral Gaudium et Spes, do Concílio Vaticano II, para a escatologia contemporânea. O autor escolheu como método um estudo comparativo entre o ensino de um catecismo tradicional católico, anterior ao Concílio (CAULY), referente aos novíssimos, e os artigos do referido documento conciliar. Foram escolhidos como parâmetro os temas: antropologia dual, morte e ressurreição, juízo e nova criação, centralidade cristológica, tensão entre ação humana e vinda do Reino. Com isso, há critérios para avançar na escatologia, além de subsidiar a elaboração de textos pastorais acerca deste tema fundamental para a vida cristã.

Confira a edição digital do artigo

Esta e outras edições do Cadernos de Teologia Pública têm suas versões digitais disponíveis, e também podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.■