Edição 472 | 14 Setembro 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line
Biopolitica, estado de excecao e vida nua. Um debate

Biopolitica, estado de excecao e vida nua. Um debate

Edição 344 - Ano X - 21.09.2010

Dando continuidade ao tema do número 343 da IHU On-Line e à luz do recém-realizado XI Simpósio Internacional IHU: o (des) governo biopolítico da vida humana, a edição 344 da revista analisa a biopolítica, o estado de exceção e a vida nua. Contribuem para o debate Oswaldo Giacóia, César Candiotto, Fabián Ludueña, Sylvio Gadelha da Costa, Karla Saraiva, Carlos Noguera, Maura Corcini Lopes, Kamila Lockmann e Morgana Domênica Hattge, Vera Portocarrero, José Roque Junges, Márcio Seligmann-Silva e Ricardo Timm.

 

O (des) governo biopolitico da vida humana

Edição 343 - Ano X - 13.09.2010

O tema de capa da IHU On-Line número 343 aborda as discussões centrais do XI Simpósio Internacional IHU: o (des) governo biopolítico da vida humana, realizado na Unisinos.  Pesquisadores e pesquisadoras de várias áreas do conhecimento contribuem para a discussão. Entre eles Frédéric Gros, Edgardo Castro, Castor Ruiz, José Antonio Zamora, José Carlos Moreira Filho, Andrea Fumagalli, Márcia Arán e Giuseppe Cocco.

 

Michel Foucault, 80 anos

Edição 203 - Ano VI - 06.11.2006

Discutir a importância do legado do filósofo francês Michel Foucault, que em 15 de outubro de 2006 completaria 80 anos de vida. Essa é a proposta da edição 203 da IHU On-Line, que refletiu a respeito desse pensador, por ocasião dos 20 anos do seu falecimento. Colaboraram nesse debate inúmeros pesquisadores, explorando a atualidade e as interfaces do pensamento de Foucault com outras áreas do conhecimento. Contribuem para a edição Alfredo José da Veiga-Neto, Diogo Sardinha, Eric Lecerf, Jorge Dávila, José Ternes, Judith Revel, Roberto Machado, Silvio Gallo, Vera Portocarrero e Alexandre Filordi de Carvalho.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição