Edição 205 | 20 Novembro 2006

Frases da semana

IHU Online

De Saramago para Lula

“Não preciso dizer que Lula era o meu candidato, mas também não preciso dizer que espero, que exijo... muito mais dele no mandato que agora vai começar. Não discuto seu direito de afastar-se de Hugo Chávez e de Evo Morales, mas permito-me recomendar-lhe que não vá para a cama todos os dias com o Fundo Monetário Internacional... E que não se esqueça dos problemas sociais do Brasil. Lula já deve ter percebido que o poder não só intoxica, como cega. Abra os o-lhos, presidente. Sobretudo não permita que fechem seus olhos. Era preciso tê-los fechados, para não ver o que se passava no PT” - José Saramago, prêmio Nobel de Literatura – Zero Hora, 14-11-2006.

Crescimento econômico

“É preciso batalhar para conseguir atingir um PIB de 5%. Não quero mais desculpas no fim do ano” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – O Globo, 15-11-2006.

“O presidente Lula acha que temos que ser ousados para não corrermos o risco de não crescermos efetivamente taxas elevadas” – Guido Mantega, ministro da Fazenda – O Globo, 15-11-2006.

“É difícil acreditar num crescimento sustentado a 4% ou 5%” - Luiz Guilherme Schymura, diretor do Instituto Brasileiro de Economia – Estado de S. Paulo, 15-11-2006.

“Nos próximos anos, o crescimento chega a 4% na melhor hipótese” - Tomás Málaga, economista-chefe do Banco Itaú – Estado de S. Paulo, 15-11-2006.

“Os economistas de “A” a “Z” com quem eu converso só me apresentam a mesma cartilha. Não é possível” – Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República – blog de Ricardo Noblat – 16-11-2006.

2010... O Governo Lula só terá 2 anos?

“Doutor Tancredo [Neves] dizia: ‘A expectativa de poder atrai muito mais do que o poder presente. Lula é um poder que vai perder um pouquinho de força a cada mês. Vai reunir uma grande aliança numérica. Mas em 2008 o governo Lula começará a declinar fortemente” – Aécio Neves, governador de Minas Gerais – PSDB – blog de Josias de Souza, 15-11-2006.

“Com as eleições municipais, todos que estiverem em torno do governo vão sugar o que puderem, para fortalecer as suas bases eleitorais, a começar pelo PMDB. Na hora que terminar 2008, vai ser impossível segurar 2010. As forças políticas que estiverem com Lula começarão a se agregar em torno da expectativa de poder futuro” - Aécio Neves, governador de Minas Gerais – PSDB – blog de Josias de Souza, 15-11-2006.

“O ano de 2008 será uma espécie de final antecipado para o governo Lula” - Aécio Neves, governador de Minas Gerais – PSDB – blog de Josias de Souza, 15-11-2006.

"O segundo mandato de Lula nem começou, e o assunto que consegue animar os comentários, o noticiário e a própria política é a eleição presidencial de 2010. "Aécio pode disputar pelo PMDB"/ "Serra quer fazer um partido para se candidatar"/ "Temos que refundar o PSDB"/ Até eles: "O PFL vai ter candidato à Presidência na próxima sucessão". Perdi a conta dos artigos, notícias e entrevistas mais evidentes que tentei enumerar, na última semana, com referência à eleição presidencial de 2010. Isso é que é país do futuro" - Janio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 19-11-2006.

Ser magra

“Ser magra é mais importante do que ser saudável” – uma comunidade com 2.150 membros no Orkut – Folha de S. Paulo, 16-11-2006.

Coragem
 “O que mais se precisa na filosofia brasileira é de coragem” - Roberto Machado, filósofo – Folha de S. Paulo, 14-11-2006.

Ensino Público

"No caso da USP, o maior contingente dos que não têm tido sucesso no vestibular é formado pelos alunos oriundos do ensino médio público" - Suely Vilela, reitora da USP – Folha de S. Paulo, 19-11-2006.