Edição 470 | 17 Agosto 2015

Retrovisor

Leia outras edições da IHU On-Line.
Palestina e Israel. A luta pela Paz Justa

Edição 408 - Ano XII - 12-11-2012

A IHU On-Line 408 debate o grave e dramático conflito de mais de 50 anos e discute os desafios, os limites e as possibilidades de uma “Paz Justa”. Assessora a edição Nancy Cardoso Pereira, mestre e doutora em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo – Umesp, com pós-doutorado em História Antiga pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, pastora da Igreja Metodista e membro do Palestine Israel Ecumenical Forum (PIEF)/World Council of Churches (WCC). O número conta com as contribuições de Silvia Ferabolli, David M. Neuhaus, Rifat Odeh Kassis, Viola Raheb, Manuel Quintero Pérez, Yusef Daher, Marc H. Ellis, e Marcelo Buzetto. Participam igualmente do debate com seus depoimentos Eduardo Minossi de Oliveira e Érico Teixeira de Loyola.

Ressentimento, vingança e ódio. É possível dissolvê-los no perdão?

Edição 388 - Ano XII - 09-04-2012

A concessão do perdão e a dissolução do ressentimento e do gozo do ódio é a temática que norteia a edição 388 da IHU On-Line. Debatem o assunto os psicanalistas Mario Fleig, Abrão Slavutsky e José Luís Caon, o padre Julio Lancellotti, o filósofo Luiz Filipe Pondé e o muçulmano Daniel Yussuf Abu Tariq. Os estudiosos discutem diversas perspectivas dos sentidos do perdão e do ato de perdoar, aos outros e a si próprio. Completam esse número as contribuições de Jair Krischke, Álvaro Pires, Taysa Schiocchet, Jose Casanova, María Trinidad García Leiva, Danilo Bilate, Henrique Rodrigues, André Luís Leite de F. Sales, Milton do Prado Franco Neto, e o artigo de Castor Bartolomé Ruiz.

Fé, justiça e diálogo inter-religioso e intercultural

Edição 337 - Ano X – 02-08-2010

Estimulada pela realização, em São Leopoldo, RS, da reunião latino-americana dos coordenadores e diretores dos Centros Sociais da Companhia de Jesus, a IHU On-Line 337 busca entender melhor a inspiração destes centros sociais espalhados pela América Latina e o serviço que tentam prestar. Para isso, o número conta com entrevistas com alguns dos diretores e pesquisadores que atuam nessas organizações. Contribuem para a discussão Alfredo Ferro Medina, Antônio José Maria de Abreu, João Inácio Wenzel, José Ivo Follmann, Mauricio García Durán, Octavio Figueroa, Roberto Jaramillo Bernal, Thierry Linard de Guertechin, Pedro Miguel Lamet, Cesar Sanson, André Langer e Darli de Fátima Sampaio.