Edição 469 | 03 Agosto 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Conheça outras edições publicadas na IHU On-Line.
Evolução consciente. Qual é o futuro da humanidade?

Evolução consciente. Qual é o futuro da humanidade? 

Edição 448 - Ano XIV - 28-07-2014

Ainda nas primeiras décadas do século XX o jesuíta e paleontólogo Teilhard de Chardin vislumbrava a formação da noosfera — uma esfera de pensamento que envolveria a Terra, criada a partir da consciência dos processos evolutivos em nível biológico, tecnológico e espiritual. Hoje, em uma época em que a internet, as redes sociais e as economias globalizadas permitem o surgimento de uma sociedade interconectada, talvez estejamos mais próximos do que nunca de atingir tal consciência. A edição 448 da revista IHU On-Line debate o tema com a participação de pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas do conhecimento. Contribuem para as discussões John F. Haught, Ilia Delio, Bárbara Marx Hubbard, Diarmuid O’Murchu, Hazel Henderson, Ted Chu, Elisabet Sahtouris e Ervin Laszlo.

 

Rio+20. Desafios e perspectivas

Edição 384 - Ano XI - 12-12-2011

Vinte anos depois da Eco-92, a cidade do Rio de Janeiro foi novamente sede, em junho de 2012, da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20. O número 383 da IHU On-Line debate os desafios e as perspectivas desta conferência.

Contribuem para as discussões André Trigueiro, Cristovam Buarque, Dal Marcondes, Ladislau Dowbor, Ricardo Abramovay e Pedro Ivo de Souza Batista. A edição conta ainda com uma entrevista com Reinaldo Gonçalves, sobre os rumos do capitalismo global, com o artigo de Rosana Vieira de Souza, com o comentário de Aurora Fornoni Bernardini sobre os livros Guerra e Paz, de Tolstoi, e O duplo, de Dostoievski, e o relato de vida de Leônidas Tatsch.

 

Estamos no mesmo barco. E com enjôo. Anotações sobre o Relatório do IPCC

Edição 215 - Ano VII - 16-04-2007

“Eu me peguei dias atrás levando uma carta para o correio. Estava atrasado, e era urgente. Tirei minha Blazer de duas toneladas, mais os meus 90 quilos, para levar para o correio uma carta de 20 gramas. Isso é surrealista”, testemunha Ladislau Dowbor,  professor do PPG em Administração da PUC-SP, em entrevista concedida à IHU On-Line, que na edição de número 215 discute o relatório Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC. Também contribuem para a edição Washington Novaes, jornalista especialista em temas ambientais; Adalto Bianchini, professor do Departamento de Ciências Fisiológicas da FURG; Paulo Artaxo, fisico da USP; José Goldemberg, professor da USP; Williams Pinto Marques Ferreira, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Milho e Sorgo; e Fernando Antonio dos Santos Fernandez, professor da UFRJ. 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição