Edição 467 | 15 Junho 2015

Linguagem e Interação. Diálogo, identidade e cultura

Redação

Em um mundo complexo e ao mesmo tempo interligado, cuja Torre de Babel contemporânea é construída pelas interações entre os humanos e as tecnologias, um dos desafios é a promoção do diálogo entre as diversas identidades e culturas. Este é o tema em discussão na edição da revista IHU On-Line desta semana em que se realiza, em São Leopoldo, o III Congresso Internacional Linguagem e Interação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.
Crédito da imagem: Wikimedia Commons

Contribuem para o debate o professor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra - UNIGE, Suíça, que discute o multilinguismo.

Xoán Lagares, professor da Universidade Federal Fluminense - UFF, descreve os principais problemas na formação de políticas linguísticas.

A valorização das línguas consideradas minoritárias é o tema abordado por Tereza Maher, professora Livre-docente do Departamento de Linguística Aplicada e coordenadora do Curso de Letras da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Também docente no mesmo departamento e universidade, Anna Christina Bentes debate o estudo do popular na linguagem.

Vera Lúcia Paiva, doutora em Linguística e Filologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e coordenadora do projeto de pesquisa Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira – AMFALE, analisa a ampliação de projetos educacionais de aquisição de outros idiomas.

Maria do Carmo Oliveira, professora do Departamento de Letras e Supervisora de Graduação na Pontifícia Universidade Católica - Rio, explica como as linguagens no trabalho estabelecem uma nova ordem interacional.

Douglas Maynard, professor e pesquisador do Departamento de Sociologia da Universidade de Wisconsin, Estados Unidos, fala sobre a interação entre médico e paciente.

Os principais aspectos da convergência entre a Linguística Aplicada e a Neurolinguística é o assunto tratado na entrevista com Edwiges Morato, Livre-docente do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

A interface entre tecnologia e os processos de ensino–aprendizagem é descrita por Rafael Vetromille-Castro, professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras stricto sensu da Universidade Federal de Pelotas - UFPel e professor na área de língua inglesa do Centro de Letras e Comunicação da mesma universidade.

Maria Cecília Pérez de Souza e Silva, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP, fala sobre sua aposta na promoção de um letramento que se fundamenta em uma lógica mais aberta.

Johannes Wagner, professor de Linguagem e Comunicação na Universidade do Sul da Dinamarca, aborda a questão do desafio da aquisição de segunda língua na sociedade multilíngue.

Completam a edição a entrevista com Eli Bartra, professora e pesquisadora da Universidad Autónoma Metropolitana - Xochimilco, México, sob o título Neofeminismo e arte popular na América Latina e o artigo A filosofia como forma de vida (III) - Do cuidado de si ao deciframento de si, de autoria do Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz.

Por sua vez, o artigo de Rafael Senra, autor do livro Dois lados da mesma viagem. A mineiridade e o Clube da Esquina, faz a memória da "travessia" de Fernando Brant, "cuja obra é tão importante para tanta gente".

A IHU On-Line agradece a importante e decisiva contribuição do Prof. Dr. Anderson Bertoldi, professor e pesquisador do PPG em Linguística Aplicada da Unisinos, na assessoria e parceria na construção e realização desta edição.

Clique para acessar a programação do III Congresso Internacional Linguagem e Interação.

A todas e a todos uma boa leitura e uma ótima semana!