Edição 466 | 01 Junho 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Leia outras edições da IHU On-Line.
Karl Rahner e a ruptura do Vaticano II

Karl Rahner e a ruptura do Vaticano II

Edição 297 - Ano IX - 15-06-2009

Desde o Concílio do Vaticano II, realizado há mais de 40 anos, a Igreja traçou novas perspectivas, renovou-se, marcou sua entrada oficial na modernidade. A construção desse novo paradigma contou com a participação de um dos teólogos mais importantes do século XX, Karl Rahner. Por ocasião do centenário de nascimento de Karl Rahner, em 2004, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promoveu o Simpósio Internacional sobre Teologia Pública. Agora, quando se celebra o 25º ano do falecimento do teólogo alemão, a edição de número 297 da IHU On-Line debate o legado da sua obra teológica que marcou a trajetória da Igreja.

Contribuem neste número Rosino Gibellini, John Milbank, Aeron Riches, Albert Raffelt, Érico João Hammes, João Batista Libânio, e Heidi Russell.  

 

A crise capitalista e a esquerda

Edição 287 - Ano IX – 30-03-2009

A crise internacional do capitalismo é o tema de capa da edição 287 da IHU On-Line. Nas edições anteriores a crise foi abordada, alternadamente, retomando as inspirações de J. M. Keynes e Karl Marx. Neste número publicado em 30-03-2009 o objetivo é buscar compreender o diagnóstico e os prognósticos que especialistas, identificados com o amplo campo da esquerda, descrevem. As contribuições de David Harvey, geógrafo marxista e autor do já “clássico” A condição pós-moderna, bem como de Robert Kurz, Reinaldo Gonçalves, Paul Singer, Ricardo Abramovay, Eric Toussaint, Michael Hardt, Mario Deaglio e James Petras, permitem visualizar os desafios que a crise internacional do capitalismo representa para a esquerda, hoje.

 

Há lugar para a Igreja na sociedade contemporânea? Gaudium et Spes:40 anos

Edição 157 - Ano VII – 26-09-2005

O concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1965, foi um evento que ultrapassou as fronteiras eclesiais. Muitos estudiosos do tema partilham da opinião de que esse foi um dos maiores acontecimentos do século XX. Entre os documentos mais relevantes emanados das discussões do Concílio, foi a constituição pastoral Gaudium et Spes, que trata da presença da Igreja no mundo contemporâneo. A edição 157 da IHU On-Line reconstrói a memória dessa passagem histórica a partir de depoimentos de testemunhas que viveram aquele momento. Jornalistas, historiadores, agentes de pastoral e Bispos ajudam a compreender a complexidade do Concílio e do contexto vivido pelo mundo e pelo Brasil nos anos de 1960. Contribuem para a edição Giancarlo Zizola, José Maria Vigil, Ernanne Pinheiro, Giovanni Turbanti, Peter Hünermann, Oscar Beozzo, e Aloísio Lorscheider.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição