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Redação
CARRASCOZA, João Anzanello. Vendedor de sustos. São Paulo: FTD, 2014, 64p.
Escrito pelo publicitário e professor de publicidade João Anzanello Carrascoza, o livro Vendedor de Sustos valoriza as pequenas coisas do dia a dia, que passam despercebidas pelo nosso cotidiano sempre tumultuado de tarefas. A obra é composta por cinco contos que abordam situações variadas: o menino que vive a alegria do primeiro amor; o pote de ouro que descobre como alcançar o seu desejo; a diferença entre possuir e fruir; a comunicação entre o menino e seu anjo; e o vendedor de um produto inusitado: sustos.
Sérgio Trein é coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unisinos.
FAIRCLOUGH, Norman, Language and Power. Harlow: Longman, 1989, 259p.
A obra trata do uso da linguagem em relações sociais, desiguais por natureza. O autor busca demonstrar o papel da linguagem na busca e manutenção do poder nas relações sociais. Para isso, contextualiza o discurso como prática social vinculada à busca ou manutenção do poder, determinado por estruturas sociais e atrelado a noções de senso comum e manifestação ideológica.
A partir desses elementos, o autor desenvolve uma Teoria Crítica de Análise do Discurso, cujo objetivo é criar um método próprio para desvendar as premissas ideológicas do discurso social. Algumas premissas da obra são fundamentais e estão muito bem relacionadas entre si, tais como a noção de ideologia de Antonio Gramsci e as ideias de Michel Foucault a respeito da relação entre discurso e poder.
Gabriela Mezzanotti é coordenadora dos cursos de Graduação e Especialização em Relações Internacionais da Unisinos.